Em 2012, aconteceu a primeira edição do Festival R.I.A (Reflexão, Interação e Ação), promovido pela Fundação Telefônica Vivo. O festival reuniu um público jovem e antenado para discutir como as tecnologias estão mudando, como a juventude enxerga o mundo e suas possibilidades de futuro, e contou com a presença de Pierre Lévy.

O filósofo Pierre Lévy é um pesquisador em ciência da informação e da comunicação, estudando como a internet altera as relações humanas. Em sua palestra no R.I.A, ele apresentou sua teoria sobre a utopia da civilização do conhecimento, seus conceitos, economia e valores básicos, tentando entender como é construída a cultura digital.

A presidente da Fundação Telefônica Vivo na ocasião, Françoise Trapenard, recebe o filósofo Pierre Levy e o jornalista Gilberto Dimenstein, dois estudiosos e defensores da internet como caminho para a democratização do conhecimento e da transformação social, para um bate-papo sobre conceitos e exemplos de como a cultura digital tem modelado uma nova sociedade.

A Construção da Cultura Digital – Estética de uma Nova Sociedade: Pierre Lévy