Saltar para o menu de navegação
Saltar para o menu de acessibilidade
Saltar para os conteúdos
Saltar para o rodapé
Apostamos na força transformadora da educação, conectando pessoas ao conhecimento.

Aluno Monitor

O caderno “Aluno Monitor” trata do papel dos estagiários e alunos monitores no apoio aos educadores, levando em conta as experiências realizadas no projeto Aula Fundação Telefônica (AFT) e em outros programas que contam com esse apoio. Nossa intenção é incentivar a discussão entre educadores sobre as formas de atuação desses alunos monitores para auxiliá-los na organização dos procedimentos de apoio às práticas pedagógicas. Este caderno faz parte da série de 6 volumes que apresenta experiências e aprendizados do projeto AFT.

Infraestrutura Tecnológica”.

O caderno “Infraestrutura Tecnológica” trata das fases e principais abordagens para a concepção de ambientes computacionais em unidades escolares. Junto com a disseminação de equipamentos surge a necessidade de encontrar caminhos para seu uso eficiente do ponto de vista do aprendizado. Nesse contexto, reunimos exemplos práticos de atividades que permitem essa integração de forma a beneficiar tanto alunos, quanto professores. Este caderno faz parte da série de 6 volumes que apresenta experiências e aprendizados do projeto Aula Fundação Telefônica (AFT).

 “Multiletramentos

O caderno “Multiletramentos” aborda os diferentes tipos de letramentos existentes e como o professor pode trabalhar com eles. Para isso, reunimos entrevistas com especialistas, professores e coordenadores técnicos que relatam experiências vivenciadas nas escolas para integrar a tecnologia ao desenvolvimento de competências básicas e de melhores formas de gestão que incentivem essas práticas em cada segmento de ensino. Reunimos, ainda, duas sugestões de atividades desenvolvidas com sucesso durante o projeto para servir de inspiração. Este caderno faz parte da série de 6 volumes que apresenta experiências e aprendizados do projeto Aula Fundação Telefônica (AFT).

Pesquisa na Web

O caderno “Pesquisa na web”  busca identificar quais as formas possíveis de pesquisa na escola, dando foco à web. Para isso, reunimos relatos de educadores sobre a aplicabilidade da ferramenta de pesquisa com alunos de todas as faixas escolares e sobre como direcionar essa prática para outras finalidades, como o social. Este caderno faz parte da série de 6 volumes que apresenta experiências e aprendizados do projeto Aula Fundação Telefônica (AFT).

Mobilidade

O caderno “Mobilidade”  reúne experiências e reflexões sobre a utilização de dispositivos móveis, como celulares e notebooks, para o ensino. Ainda que timidamente, esses equipamentos têm sido implementados em contextos educacionais. Buscamos mapear experiências em escolas de diferentes regiões do Brasil, bem como identificar pontos de atenção para ajudar a entender o atual cenário da educação. Este caderno faz parte da série de 6 volumes que apresenta experiências e aprendizados do projeto Aula Fundação Telefônica (AFT).

Gestão e Tecnologia

Intitulado “Gestão e Tecnologia”, o caderno reúne experiências de gestão da tecnologia na escola – em âmbitos federal, estadual e municipal –, incluindo os casos bem-sucedidos encontrados no projeto Aula Fundação Telefônica (AFT). Apresenta ainda um panorama geral das TIC na educação brasileira e aponta diretrizes para que elas sejam implementadas na escola e cumpram seu objetivo mais importante: ser um instrumento para a aprendizagem do aluno. Este caderno faz parte da série de 6 volumes que apresenta experiências e aprendizados do projeto Aula Fundação Telefônica (AFT).

Cadernos AFT (Coleção 6 cadernos)
Cadernos AFT (Coleção 6 cadernos)