Saltar para o menu de navegação
Saltar para o rodapé
Saltar para os conteúdos
Saltar para o menu de acessibilidade

Imagem mostra ilustração do caderno Programaê com uma engrenagem em tons de branco e púrpura.

Para ampliar ainda mais a oferta de conteúdos didáticos e fortalecer o acesso à formação continuada de educadores, a Fundação Telefônica Vivo lança os cadernos Programaê! Práticas Pedagógicas: a Cultura Digital na Resolução de Problemas.

Essa novidade vai ao encontro da missão do Programaê!, defomentar uma cultura de programação entre educadores e jovens por meio do acesso a ferramentas e conteúdos atuais, completos e relevantes.

A cultura digital é uma das dez competências descritas na Base Nacional Comum Curricular, o que engloba compreender, utilizar e criar tecnologias digitais de informação e comunicação de forma crítica, significativa, reflexiva e ética nas diversas práticas sociais.

O estímulo aos educadores a meios que permitam o desenvolvimento de tal competência nas redes públicas de ensino também está em consonância com os objetivos de desenvolvimento sustentável estabelecidos pela Agenda 2030 da ONU.

Divididos em três volumes, os cadernos são voltados aos ciclos de formação do Fundamental I, Fundamental II e Ensino Médio. Apresentam de forma clara e direta, a partir de casos reais e propostas de implantação com sequências didáticas,caminhos para a construção de um currículo que valorize a cultura digital, a programação e a robótica.

Enxergamos a difusão desses conhecimentos como um processo para potencializar a capacidade de compreender, analisar, definir, modelar, resolver e comparar problemas e soluções. De forma metódica e sistemática, os estudantes poderão ter acesso ao desenvolvimento de algoritmos ou ainda entender a importância de codificar, armazenar e proteger a informação. Isso tudo trabalhando também conceitos como pensamento crítico, ética e responsabilidade. Baixe agora e aproveite os cadernos Programaê! Práticas Pedagógicas: a Cultura Digital na Resolução de Problemas.

Baixe agora o Caderno 1: Fundamental I

Baixe agora o Caderno 2: Fundamental II

Baixe agora o Caderno 3: Ensino Médio

Cadernos Programaê! levam a Cultura Digital a educadores e estudantes
Cadernos Programaê! levam a Cultura Digital a educadores e estudantes