A Fundação Telefônica Vivo acredita no poder transformador da educação e aposta em projetos que estimulem o uso de metodologias inovadoras de ensino e aprendizagem. Um exemplo dessa atuação é o Programa Escolas Rurais Conectadas, cujo objetivo é impulsionar processos educacionais inovadores nas escolas do campo, disponibilizando, além da infraestrutura tecnológica, formação docente, metodologias e conteúdos diferenciados.

Em contextos rurais, as classes multisseriadas (compostas por estudantes de diferentes séries e idades) são uma realidade enfrentada pelos educadores. Essas classes têm sido uma importante solução para atender aos estudantes do campo que, organizados de forma heterogênea, podem trocar experiências e aprender com colegas de outras idades.

Visando apoiar e inspirar práticas de educadores que atuam na realidade do multisseriamento, a Coleção Classes Multisseriadas em Escolas do Campo foi idealizada pela Fundação Telefônica Vivo e realizada, coletivamente, com apoio do Instituto Chapada de Educação e Pesquisa (Icep). Esta coleção traz questões específicas de sala de aula e é composta por seis cadernos.

Baixar PDF

Classes Multisseriadas – Coleção Completa