Saltar para o menu de navegação
Saltar para o rodapé
Saltar para os conteúdos
Saltar para o menu de acessibilidade

Parceria da Fundação Telefônica Vivo com o Estúdio Folha, os episódios debatem temas que inspiram boas práticas e caminhos para melhorar a educação no país

Qual é o papel dos pais, da escola e da sociedade em geral na educação? Com o intuito de estimular uma discussão que ultrapasse a esfera dos especialistas, a Fundação Telefônica Vivo se uniu ao Estúdio Folha da Folha de S. Paulo para produzir uma série de podcasts voltados à temática da educação.

São seis episódios, com diferentes convidados que abordarão temas como o protagonismo jovem, a relação entre educador e aluno, os desafios e superações da profissão professor, entre outros assuntos que podem interessar educadores, pais e estudantes.

A seguir, você fica por dentro de todos os episódios lançados. Acompanhe e fique ligado nos próximos!

 

Episódio 1 – Da escola para a casa

Como aproximar os pais da escola e qual o efeito dessa relação no aprendizado dos estudantes? Como fazer a conexão entre ambos de forma que um contribua com o outro?

O primeiro episódio da série de podcasts “Educando para Transformar” já está disponível e traz uma conversa sobre a melhor forma de fazer essa aproximação, debatendo o conceito de que escola e família têm que andar juntas para contribuir com a aprendizagem e o desenvolvimento dos estudantes.

Apresentado pela jornalista e especialista em educação Marta Avancini, o primeiro episódio “Da sala de aula para sala de casa: a parceria entre pais e educadores”, reúne a educadora Sônia dos Santos Porto, professora da rede municipal de ensino em Guarapari (ES); Roberta Bento e Taís Bento, mãe e filha que atuam como orientadoras de famílias na relação com a escola no projeto SOS Educação; além de André Luís Correia, educador na rede municipal do Rio de Janeiro, pai de dois filhos e criador do projeto Educação Contagiante.

Ouça abaixo ou acesse o nosso Spotify!

Episódio 2 – Profissão Professor

O Brasil  tem aproximadamente 2,2 milhões de professores atuando na Educação Básica em condições e propostas de trabalho bastante diversificadas. O que levou essas pessoas a escolherem ser professor ou professora? Qual a visão e o entendimento deles sobre o ofício, a aprendizagem e a relação com os alunos?

Histórias reais de educadores que compartilharam desafios, superações e amor pela profissão podem ser ouvidas neste segundo episódio. A reinvenção durante a pandemia, o uso da tecnologia e a busca constante pelo aprendizado também foram alguns temas desse encontro.

Para esse bate-papo, a mediadora Marta Avancini recebeu a professora Gina Vieira Ponte, da rede pública de Brasília (DF), que se tornou conhecida por conta de um projeto chamado Mulheres Inspiradoras que tem o objetivo de incentivar a leitura de grandes autoras da literatura mundial e brasileira. O professor Giovani José da Silva, que tem uma trajetória ligada à educação indígena na Educação Básica e agora na Educação Superior na Universidade Federal do Amapá. E Samara Machado Pereira, professora de Língua Portuguesa como língua materna e segunda língua para surdos que junto com três colegas criou um projeto chamado As Mina da Redação, durante a pandemia.

Ouça abaixo ou acesse o nosso Spotify!

Episódio 3: Relação educador e aluno: despertar sonhos e descobrir as múltiplas inteligências de cada indivíduo

No Brasil, a Base Nacional Comum Curricular (BNCC), documento que tem status de lei e serve de referência para as escolas de todo o país organizarem seus currículos, tem como eixo central as chamadas habilidades socioemocionais – ou seja, a capacidade de compreender e lidar com as próprias emoções e os impulsos, o desenvolvimento da resiliência, solidariedade, entre outras.

Mas como trabalhar isso no ambiente escolar e qual o papel do professor nesse processo?

Esse é o tema do terceiro episódio da série de podcasts “Educando para Transformar”, que trouxe como convidados Rodrigo Hubner Mendes, criador do Instituto Rodrigo Mendes, que luta por educação de qualidade para pessoas com deficiência, Caio Dib, jornalista e autor do livro “Caindo no Brasil: Práticas Educacionais Inovadoras” e Paula Fabiana Pinheiro, que dá aula de Ciências na EMEF Dom Diogo de Souza em Viamão (RS).

Ouça abaixo ou acesse o nosso Spotify!

Episódio 4: Projeto de vida dentro da escola

Como a escola pode estimular o protagonismo do jovem e ajudá-lo a projetar não apenas uma carreira, uma vocação, mas prepará-lo para a vida? Este é o tema do quarto episódio do podcast “Educando para Transformar”, uma parceria da Fundação Telefônica Vivo e do Estúdio Folha.

Uma das novidades do Novo Ensino Médio, que começa a ser implementado em escolas de todo o país neste ano, é o foco no protagonismo do jovem, com a inclusão de disciplinas como Projeto de Vida.

Para debater este tema, convidamos Jessica Nascimento, gestora da Escola Estadual Mauro de Oliveira em São Paulo; Silas Batista do Nascimento, professor de Barreiras, na Bahia e Lara Santos, que estuda no Centro Estadual de Educação Profissional Em Gestão e Negócio do Centro Baiano (polo Jacobina).

Ouça abaixo ou acesse o nosso Spotify!

Episódio 5: O empreendedorismo social na escola

Podemos definir o empreendedorismo social como projetos ou atividades que agregam a um negócio a intenção ou o objetivo de trazer impactos positivos para mudar realidades e a vida das pessoas. Neste quinto episódio, vamos contar histórias de jovens que fazem a diferença em suas comunidades e na sociedade por meio da educação.

Na formação para o século XXI, a escola passa a ser ainda mais importante para o desenvolvimento de competências múltiplas e da autonomia dos jovens, levando-os a refletir sobre o seu papel no mundo e, principalmente, guiando-os na tomada de decisões e em maneiras de colocar em prática suas ideias.

Para conhecer melhor esse universo, convidamos Karen Franquini, engenheira de produção apaixonada por carreiras, educação e empreendedorismo que criou a Ganbatte – empresa voltada para o recrutamento de profissionais de baixa renda; Sarah Dafne, jovem multiplicadora do programa Pense Grande – iniciativa da Fundação Telefônica Vivo para a formação de jovens em empreendedorismo social; além de Eliane Leite, diretora da Etec Pirituba que tem desenvolvido projeto de empreendedorismo social com seus alunos.

Ouça abaixo ou acesse o nosso Spotify!

Episódio 6 – O trabalho voluntário na formação dos jovens

O voluntariado é uma maneira de exercer a cidadania e reforçar valores como a empatia e a solidariedade. Cada vez mais, educadores têm incentivado seus estudantes a realizar ações que beneficiem outras pessoas, instituições e comunidades.

No sexto e último episódio da série, mostramos como o trabalho voluntário contribui para a formação dos jovens, desenvolvendo habilidades e competências como capacidade de escuta e de atenção ao outro, a partir de diferentes pontos de vista.

E para entender a importância da cultura do voluntariado no ambiente escolar, a jornalista Marta Avancini conversou com Ana Elisa Pereira Siqueira, gestora da Escola Municipal de Ensino Fundamental Desembargador Amorim Lima, de São Paulo; André Yuiti Ozawa, diretor pedagógico do CEAP– Centro Educacional Assistencial Profissionalizante; além de Guilherme Santos Guimarães e Laura Toledo, estudantes do 3º ano do Ensino Médio.

Ouça abaixo ou acesse o nosso Spotify!

Série de Podcasts “Educando para Transformar” aborda o papel de cada um frente à educação
Série de Podcasts “Educando para Transformar” aborda o papel de cada um frente à educação