Curso gratuito relaciona pensamento computacional ao cotidiano

04 de junho de 2020

Formação da plataforma Escolas Conectadas trabalha resolução de problemas como prática pedagógica para educadores da Educação Infantil até o Ensino Médio


O conceito de pensamento computacional pode parecer bastante abstrato. No entanto, nosso dia a dia está cheio de elementos relacionados ao tema: fazer um vídeo, escrever uma redação e até mesmo planejar uma atividade física. É com a proposta de debater essas conexões que são abertas as inscrições para o curso gratuito Se meu computador pensasse: uma correlação entre a lógica computacional e os problemas do dia a dia, do Escolas Conectadas.

A plataforma de ensino a distância compõe o ProFuturo, programa global da Fundação Telefônica Vivo criado em parceria com a Fundação ”la Caixa”, que tem entre suas premissas a formação continuada e a troca de conhecimento entre educadores para a construção de uma Educação mais alinhada às necessidades do século XXI

Um dos objetivos é apresentar aos educadores o pensamento computacional como uma metodologia para a resolução de problemas com base no cotidiano, diretamente relacionada ao uso de computadores ou não. Para isso, são trabalhados quatro pilares: decomposição, reconhecimento de padrões, abstração e algoritmo.

Em um modelo autoformativo, o curso Se o meu computador falasse totaliza 30 horas e tem início previsto para a segunda semana de junho. O percurso formativo é dividido em cinco blocos, sendo um de introdução e mais quatro de aprofundamento, e disponibiliza materiais multimídia, como vídeos e podcast, além de fóruns para a troca de práticas pedagógicas entre os participantes. A certificação é do Centro Universitário Ítalo Brasileiro, reconhecido pelo Ministério da Educação.

Aberto para quem atua com turmas da Educação Infantil ao Ensino Médio, todo o conteúdo também é alinhado ao currículo e às competências gerais da Base Nacional Comum Curricular (BNCC).

Em entrevista recente ao nosso site, Paulo Antonio Pasqual Junior, professor licenciado em computação, mestre em educação e autor do livro Reflexões Sobre a Educação do Século XXI: Pensamento Computacional e Tecnologias, explica como o conceito se encaixa em todas as áreas do conhecimento e abre brecha para uma aproximação com os estudantes.

“Nas humanidades, auxilia a planejar e construir narrativas, por exemplo. Em matemática, permite materializar diversos conceitos, o que facilita o aprendizado. O estudante que desenvolver habilidades de planejamento e resolução de problemas tem muito a ganhar na vida escolar, no trabalho e até na vida social”, disse o especialista.

As atividades são desenhadas seguindo métodos ativos que desafiam o cursista a explorar outros materiais, mobilizar o senso crítico e autoavaliar seu progresso. A ideia é fugir de modelos engessados e promover uma construção coletiva com o acesso a materiais de curadoria para o aprofundamento de temas.

Acesse a plataforma Escolas Conectadas agora e se inscreva no curso Se meu computador pensasse: uma correlação entre a lógica computacional e os problemas do dia a dia!

Fortalecendo a formação continuada de educadores

A pandemia causada pela Covid-19 impactou toda a sociedade e trouxe muitos desafios para áreas essenciais do país. Diante deste cenário, a Fundação Telefônica Vivo está realizando diversas ações humanitárias em prol da área da saúde e no combate à fome, além de iniciativas de educação e voluntariado digital. 

No campo da formação continuada a educadores, uma das medidas foi abrir o projeto Aula Digital, que também compõe o programa global ProFuturo, da Fundação Telefônica Vivo criado em parceria com a Fundação ”la Caixa”, para formações híbridas, já que os encontros presenciais estão suspensos.

Por meio da plataforma Escolas Conectadas, 3.495 educadores do Estado de Sergipe e das cidades de Vitória de Santo Antão (PE), Goiânia (GO) e Viamão (RS) puderam acessar a distância o conteúdo dos cursos Quero inovar: por onde começo?; Produção colaborativa de conhecimento: redes para multiplicar e aprender e Escola Digital: curadoria de objetos digitais de aprendizagem.

Conheça todas as nossas ações relacionadas ao combate da Covid-19!



6 comentários sobre “Curso gratuito relaciona pensamento computacional ao cotidiano”

  1. sueli disse:

    quero estar antenada a tudo se diz respeito a sala de aula, para que assim possa inovar sempre meus conhecimentos.

    1. Fundação Telefônica Vivo disse:

      Olá, Sueli

      Agradecemos seu comentário, é muito importante para nós.
      Boa sorte com os estudos e continue nos acompanhando.

      Abraços!

    2. Maria Ceneide dos Santos disse:

      Quero aprender para inovar meus conhecimentos.

    3. Maria Ceneide dos Santos disse:

      QUERO APERFEIÇOAR MEUS CONHECIMENTOS.

  2. Maria Ceneide dos Santos disse:

    Quero aperfeiçoar meus conhecimentos.

    1. Fundação Telefônica Vivo disse:

      Olá, Maria Ceneide

      Boa sorte no seu processo. Continue nos acompanhando.

      Abraços!

Deixe uma resposta aqui