Plataformas digitais de educação oferecem conteúdos e cursos gratuitos

27 de março de 2020

Com o fechamento temporário das escolas, educadores, estudantes e até mesmo pais podem continuar estudando em casa com ajuda de conteúdos digitais

Neste período em que o mundo se volta à contenção do coronavírus, por meio de medidas como o isolamento social, a Fundação Telefônica Vivo reforça a disponibilidade de acesso a suas plataformas digitais de educação.

Seja para a formação continuada de educadores ou para manter estudantes e pais atualizados, é possível acessar cursos gratuitos recursos digitais de aprendizagem de diversas disciplinas.

Cientes de que nada substitui a presença e o papel do professor na formação e no desenvolvimento das crianças e jovens,o intuito é continuar contribuindo com a educação pública de qualidade, frente ao cenário de suspensão de aulas de milhões de estudantes brasileiros, com a esperança que, em breve, todos possamos voltar à normalidade cotidiana.

A seguir, conheça alguns conteúdos e recursos pedagógicos, disponíveis nas plataformas da Fundação Telefônica Vivo, que podem apoiar educadores, pais e estudantes neste momento de replanejamento e adequação do ensino-aprendizagem.

Escola Digital

A plataforma gratuita é uma iniciativa da Fundação Telefônica Vivo e do Instituto Natura, com apoio da Fundação Vanzolini, e concentra mais de 30 mil recursos digitais voltados a estudantes, pais e professores. A busca é dividida por disciplinas, formato de mídias ou etapas da Educação Básica.

O portal agrupa diversos tipos de objetos digitais de aprendizagem, que são recursos digitais educativos que proporcionam interatividade e dinamismo às práticas pedagógicas e podem ser utilizados remotamente.

Alinhados à Base Nacional Comum Curricular, os conteúdos podem ser acessados tanto por computadores como por celulares ou tablets. O professor também pode enviar os conteúdos selecionados diretamente aos seus alunos.

Escolas Conectadas

A plataforma é voltada à formação continuada e oferece cursos gratuitos, alinhados às diversas competências e habilidades descritas na BNCC, promovendo sempre uma rica troca de experiência entre educadores.

Divididos em várias modalidades, possuem diferentes cargas horárias, sendo certificadas por instituições de Ensino Superior e reconhecidas pelo Ministério da Educação (MEC). Os cursos autoformativos podem ser concluídos em até um mês, não são mediados e têm mais flexibilidade para serem encaixados à sua rotina. Um exemplo é o curso TIC a serviço da educação: conhecimentos avançados.

Pense Grande

Portal de empreendedorismo social, onde além de diversas notícias, é disponibilizada gratuitamente a metodologia Pense Grande, um material completo com conceitos, dicas e exercícios para educadores e estudantes.

Mais do que abordar temas com impacto social, todos osconteúdos estão alinhados ao novo Ensino Médio, aprofundando temas como Projeto de Vida, uso de tecnologia edesenvolvimento de projetos.

24 comentários sobre “Plataformas digitais de educação oferecem conteúdos e cursos gratuitos”

1. Celanira do Carmo Ganzer disse:

Sou Aa Celanira do Carmo Ganzer, professora na Área de Ciências humanas, gostei muito do curso, percebi quanto podemos aperfeiçoar e saber mais para poder ser o meio de informação para nossos educandos e também com crescimento pessoal também.
    Imensa gratidão.
    Obrigada!
    Celanira

Olá, Celanira,

2. MARIA LUIZA disse:

sãp conteúdos bons

Olá, Maria Luiza,
      Obrigada pela mensagem e continue nos acompanhando!

3. Pedro Xavier disse:

Excelente iniciativa. Parabéns Vivo!

Olá, Pedro,
      sua mensagem é muito importante para nós.
      Obrigada e continue nos acompanhando!

4. Aparecida de Fátima Fumo disse:

Cursos que estão sendo oferecidos gratuitos são muitos importantes para o ensino e aprendizagem para as práticas pedagógicas dentro da sala de aula.

Olá, Aparecida,
      seu comentário é muito importante para nós.
      Obrigada e continue nos acompanhando!

5. José Reis Fernandes disse:

Quero parabenizá-los pelos conteúdos abordados em cada dos 6 capítulos.Com uma linguagem de fácil entendimento.

Olá, José,
      a sua mensagem é muito importante para nós.
      Obrigada e continue nos acompanhando!

6. Jandira Farias Silva disse:

Parabéns Vivo, estou fazendo os cursos, amando! Estamos juntos, conte comigo…

Olá, Jandira,

7. Taty Dubovicky disse:

Excelente iniciativa!
    Já divulguei em vários canais.
    Parabéns

Olá, Taty,

8. claridete disse:

ESPECIFICAÇÕES DOS MEIOS DE avaliação faz falta .

Olá, Claridete,
      o seu comentário é muito importante para nós.
      Para mais informações acesse as plataformas pelos hiperlinks do texto.

9. LADJA LIMA disse:

Maravilhosa iniciativa.Os conteúdos são exelentes. Verifiquei que, podemos aperfeiçoar nossa pratica e nossos saberes. Sucesso VIVO.

Olá, Ladja,
      Obrigada e continue nos acompanhando!

10. MARGARETH DA CRISTÓVÃO RAMOS disse:

Olá !
    Os materiais disponibilizados são excelentes, porém temos um grande problema: muitos alunos não acesso a internet.

Olá, Margareth,

11. Márcio disse:

Como são bons os cursos da Plataforma Pro Futuro Escolas Conectadas, principalmente para nós que atuamos na área da educação, cursos que dão suporte nas ferramentas tecnológicas, mais alicerce e subsídios para o aperfeiçoamento das ativi9dade de sala de aula. Continuem oferecendo cursos, principalmente que são gratuitos.

Olá, Márcio,
      a sua mensagem é muito importante para nós.
      Obrigada e continue nos acompanhando!

12. Katia Kischener disse:

TEMOS QUE ESTAR EM CONSTANTE FORMAÇÃO.

Olá, Katia,
      Obrigada pelo comentário e continue nos acompanhando!