Identificar as emoções, tomar decisões, gerenciar o estresse, tudo isso faz parte do conceito de inteligência emocional. Some sua pontuação e entenda como você está lidando com suas emoções.

Imagem mostra o desenho de um cérebro dividido em blocos (Inteligência emocional)

As emoções estão envolvidas em tudo, o tempo todo. Estão presentes nas nossas relações familiares, de trabalho, de amizade, de autoconhecimento. Medo, tristeza, alegria são apenas três das mais de 300 emoções existentes, segundo o livro How Emotions Are Made (Como as Emoções São Feitas) de Lisa Feldman Barrett. Às vezes, reprimimos, anestesiamos ou simplesmente as ignoramos por um tempo, mas não podemos fugir delas. Portanto, o importante é aprender a gerenciá-las. Esse é o papel da inteligência emocional.

“Inteligência emocional é um conjunto de habilidades sociais e emocionais que influenciam no nosso processo de percepção individual e coletiva. Trata-se de saber como estabelecer relações emocionalmente eficientes, expressar ideias e lidar com desafios cotidianos, aprendendo a gerenciar o estresse e tomar decisões”, define Alessandra Oliveira, psicóloga da empresa de consultoria comportamental

Apesar de todos terem acesso a esse conjunto de habilidades socioemocionais, existem diferentes níveis de desenvolvimento. Segundo Alessandra, a inteligência emocional pode ser ensinada e aprendida. Para desenvolvê-la, o primeiro passo é começar a trabalhar um repertório, para que seja possível atingir uma consciência emocional, e identificar quais situações geram impacto emocional em você.

“Por falta de repertório, muitas vezes colocamos as emoções dentro de um mesmo pacote. Se ampliamos nosso vocabulário emocional e aprendemos a identificar nossos sentimentos em cada situação, ficamos mais próximos de atingir um equilíbrio necessário para tomar decisões e desenvolver relações”, acrescenta a psicóloga. “A inteligência emocional é responsável por 27% a 45% do nosso sucesso em qualquer tarefa”.

Além de ser essencial para as relações e até mesmo para o mercado de trabalho, a inteligência emocional está diretamente ligada à saúde mental. A partir do momento em que nos permitimos estar mais conectados com as emoções, tanto as nossas quanto as dos outros, ampliamos o nível de entendimento e gerenciamento das circunstâncias que geralmente nos afetam.

Pensando na importância do autoconhecimento para desenvolver a inteligência emocional, criamos um teste para exercitar essa reflexão em diferentes situações. Escolha uma das respostas, ao final, some a pontuação.

TESTE – AUTOCONHECIMENTO E INTELIGÊNCIA EMOCIONAL

Você tem facilidade para interpretar as emoções dos outros?

• Sempre

Quando uma situação não sai como o esperado você consegue lidar com a frustração, sem que isso afete suas atitudes com os outros?

• Sempre

Você consegue reconhecer suas potencialidades e suas limitações?

• Sempre

Você sabe o que fazer para se acalmar diante de uma situação difícil ou estressante?

• Sempre

Quando você tem um problema com outra pessoa, prefere procurá-la para encontrarem a melhor solução?

• Sempre

Você consegue identificar a melhor forma de expressar suas ideias de acordo com as situações?

• Sempre

Você persiste em um objetivo, mesmo quando ele dá errado de primeira?

RESULTADO:

Antes de somar sua pontuação, lembre-se de que não existe resposta certa ou errada! Estamos em um constante processo de desenvolvimento das habilidades socioemocionais.

Nunca: 1 ponto
Raramente: 2 pontos
Às vezes: 3 pontos
Frequentemente: 4 pontos
Sempre: 5 pontos

Se você marcou…

De 7 – 16 pontos: Não desanime, encare esse resultado como uma oportunidade de autoconhecimento e transformação.
De 17 – 25 pontos: Você está no caminho certo para lidar de forma saudável com suas emoções!
De 26 – 35 pontos: Parabéns! Você sabe lidar muito bem com o que sente e se relaciona de forma saudável com as pessoas ao seu redor.

Teste: Qual é o seu nível de inteligência emocional?