10 filmes para refletir sobre Direitos Humanos

10 de dezembro de 2019

No dia 10 de dezembro, a Declaração Universal dos Direitos Humanos faz 71 anos. Que tal recorrer aos filmes para refletir sobre a data e ainda se emocionar?

No dia 10 de dezembro de 1948, a Organização das Nações Unidas instituiu a Declaração Universal dos Direitos Humanos, um documento elaborado por representantes de diferentes origens e culturas de todas as regiões do mundo, que estabeleceu pela primeira vez a proteção das liberdades individuais em um mundo devastado pela II Guerra Mundial.

Desde então, muito tem se discutido sobre Direitos Humanos, que nada mais é do que os direitos inerentes a todos os seres humanos, independente de raça, nacionalidade, sexo, etnia, religião, ou qualquer outra condição.

O tema também aparece representado na arte. O cinema, por exemplo, foi um dos espaços utilizados para refletir e falar sobre Direitos Humanos e tem sido fundamental para debater diferentes questões da sociedade.

Separamos uma lista de filmes para serem vistos muitas vezes, e que também podem ser usados não só para explicar acontecimentos históricos, como para embasar conversas e aulas sobre temas complexos.

Uma noite de 12 anos (2018)

Baseado em fatos reais, o filme se passa em 1973, no Uruguai. José Mujiica (Antonio de la Torre), Mauricio Rosencof (Chino Darín) e Eleuterio Fernández Huidobro (Alfonso Tort) são militantes de um grupo que combate a ditadura militar no país. Capturados e presos com outros nove companheiros, eles são isolados e só têm contato com guardas. Ao longo dos anos, cada um encontra maneiras de sobreviver às torturas, sem saber se um dia será solto.

A Lista de Schindler (1993)

A premiada obra de Steven Spielberg traz a história de Oskar Schindler (Liam Neeson), um empresário alemão que salvou a vida de mais de mil judeus durante o Holocausto ao empregá-los em sua fábrica. É considerado pela crítica especializada um dos melhores filmes da história.

Imagem em preto e branco mostra carros antigos e pessoas carregando pertences nas ruas em cena de A Lista de Schindler, que está em lista de filmes que debatem direitos humanos.

Hotel Ruanda

O enredo recupera um dos conflitos mais impressionantes do mundo, ocorrido no continente africano em 1994. Durante a briga política entre as etnias hutus e tutsis, que deixou o saldo de mais de um milhão de mortos, Paul Rusensabagina (Don Cheadle), gerente de um hotel belga na capital de Ruanda, toma a decisão corajosa de abrir as portas para abrigar mais de 1.200 refugiados.

Intocáveis (2011)

A comédia dramática acompanha a história de amizade que nasce entre Philippe (Françoi Cluzet), um rabugento aristocrata tetraplégico, e seu cuidador Driss (Omar Sy), um jovem problemático que não tem a menor experiência em ajudar pessoas com deficiência.

Dois homens estão sorrindo e pulando de paraquedas em cena de Os Intocáveis, que está em lista de filmes que debatem direitos humanos.

Colegas (2012)
Stallone (Ariel Goldenberg), Aninha (Rita Pook) e Márcio (Breno Viola) vivem juntos em um instituto para portadores de Síndrome de Down. Um dia, inspirados pelos filmes que assistem juntos, resolvem fugir para realizar seus sonhos, roubando o carro do jardineiro. Quando o caso chega à imprensa local, dois policiais atrapalhados ficam no encalço dos fugitivos.

O Menino e o Mundo (2013)

A animação brasileira dirigida por Alê Abreu traz a história do menino Cuca, que vive numa pequena aldeia do interior de seu país mágico. Sentindo falta do pai que partiu para a capital em busca de uma vida melhor, Cuca decide sair por aí até encontrá-lo. Durante sua jornada, vai descobrir um mundo cheio de dor e pobreza.

12 anos de escravidão (2013)

O ano é 1841 e Solomon Northup (Chiwetel Ejiofor) vive livre com sua esposa e filhos. Após mudar de cidade devido ao trabalho, ele é sequestrado, acorrentado e vendido como escravo. O filme acompanha os 12 anos em que ficou privado de sua liberdade.

Hoje eu Quero Voltar Sozinho (2014)

Leonardo (Guilherme Lobo) é um adolescente com deficiência visual que tenta driblar a mãe superprotetora para buscar sua independência. Sua vida vira de ponta cabeça quando um novo aluno chega ao seu colégio. O filme promove um bonito debate sobre homofobia e inclusão.

Menino está guiando bicicleta com amigo apoiado no ombro dele em cena de Hoje Eu Quero Voltar Sozinho, que está em lista de filmes que debatem direitos humanos.

Uma mulher fantástica (2017)

O filme é um retrato sensível da complicada vida da transexual Marina (Daniela Vega), que passa seus dias como garçonete enquanto alimenta o sonho de ser uma cantora de sucesso. Após a inesperada perda de seu namorado, ela começa a ser afetada pela raiva e pelo preconceito da família dele.

Mulher caminha em frente a parede com grafites em cena de Uma Mulher Fantástica, que está em lista de filmes que debatem direitos humanos.

Ex-Pajé (2018)

O documentário brasileiro do diretor Luiz Bolognesi traz a história de um pajé que passa a questionar sua fé depois que o homem branco chega a sua aldeia em missão evangelizadora. A obra é um grito contra o etnocídio do povo Pater Saruí e contra a monocultura da fé.

Extras

Algumas biografias são grandes histórias de luta e defesa dos Direitos Humanos. É o caso de Gandhi (1982), que retrata o indiano e sua luta não-violenta, Mandela: o caminho para a liberdade (2013), que reconta a vida do sul-africano que dedicou sua vida ao fim da segregação racial de seu país, e A Teoria de Tudo (2014), cinebiografia do astrofísico Stephen Hawking, que fez descobertas importantes enquanto sofria de uma doença motora degenerativa aos 21 anos.