Para celebrar o Dia do Estudante, fizemos uma seleção de matérias relacionadas ao protagonismo e ao papel do jovem estudante nos processos de aprendizagem.

Uma sala de aula se constrói a partir da troca entre os agentes que a compõe. É na interação entre as turmas e o educador que a aprendizagem acontece, e no dia 11 de agosto, o Dia do Estudante, homenageamos aqueles que dão o verdadeiro propósito para esse processo enriquecedor.

Sejam eles agitados, dedicados, questionadores ou participativos, é nas particularidades e potencialidades de cada um que se constrói o centro da aprendizagem e a dinâmica que conduzirá o trabalho pedagógico dos educadores que os orientam.

Para educá-los, primeiro é preciso conhecê-los e exercitar uma escuta ativa das perspectivas trazidas pelos estudantes sobre eles mesmos. Ao entender o perfil do jovem do século XXI, o educador abre uma porta para a criação de espaços de expressão e protagonismo que podem levá-los à atingir o máximo potencial em suas habilidades.

É a partir deste conhecimento que criam-se os vínculos importantes para trabalhar as emoções, o repertório, os interesses e os pontos de atenção para o desenvolvimento dos estudantes. Pensando em facilitar essa aproximação, fizemos uma seleção de matérias para relembrar o papel central dos jovens na educação. Confira a seguir!

As percepções da juventude brasileira diante da pandemia

Pesquisa com perfis de jovens é um dos temas de matérias que destacam o protagonismo dos estudantes.

Sonhos adiados, futuro incerto. Os desafios impostos pela pandemia do coronavírus impactaram, de maneiras distintas, as vidas das juventudes em todo o mundo. No Brasil, onde 25% da população — cerca de 50 milhões de pessoas — tem entre 15 e 29 anos, as potências são múltiplas, mas as desigualdades trazem instabilidade para os lares e mentes dessa parcela importante da sociedade. Continue lendo!

Com autonomia e protagonismo, cultura maker inspira a educação do século XXI

Cultura maker é um dos temas de matérias que destacam o protagonismo dos estudantes.

Relatório de tendências do Facebook apontou a cultura maker entre os assuntos mais buscados pelos brasileiros em 2019. Além de despertar cada vez mais interesse, colocar a mão na massa ganha força como prática pedagógica ao promover autonomia e protagonismo, conceitos importantes e presentes tanto na descrição da Base Nacional Comum Curricular (BNCC) quanto na implementação do Novo Ensino Médio. Continue lendo!

Como trabalhar projeto de vida com os estudantes?

Projeto de vida é um dos temas de matérias que destacam o protagonismo dos estudantes.

As principais mudanças no Novo Ensino Médio passam pela aplicação de uma Base Nacional Comum Curricular (BNCC) para todos os estudantes, estabelecendo um conjunto de competências e habilidades a serem aprendidas. Um dos principais componentes obrigatórios dessa reforma está na construção de projetos de vida, por meio dos quais os estudantes definem, com o apoio da escola, objetivos pessoais, acadêmicos, profissionais e como cidadãos. Esta pauta estrutura o conceito e traz caminhos para trabalhar a temática com os alunos. Continue lendo!

Cientistas premiadas querem aproximar os jovens da Ciência

Ciência e Ensino Médio é um dos temas de matérias que destacam o protagonismo dos estudantes.

A Ciência está no centro do debate atual devido ao contexto em que vivemos pela pandemia provocada pelo coronavírus. E tornar esse campo do conhecimento acessível passa pela valorização e promoção da área, pelo estímulo de jovens em ingressar em carreiras relacionadas à pesquisa científica e pela mudança de ideias pré-concebidas. Duas premiadas profissionais apontam como incluir e incentivar os jovens a tornarem-se cientistas.  Continue lendo!

Grêmio Estudantil: democracia e protagonismo jovem na escola

Grêmio estudantil é um dos temas de matérias que destacam o protagonismo dos estudantes.

Os jovens têm o direito de serem ouvidos e de participarem das decisões dentro e fora da escola. O artigo doze, estabelecido na convenção sobre os Direitos da Criança e do Adolescente da ONU em 1989, nunca esteve tão atual. Segundo dados divulgados pelo jornal carioca Extra, os grêmios estudantis – também garantidos por lei – aumentaram cerca de 600% nas escolas públicas e estaduais do Rio de Janeiro, em comparação ao ano de 2018. Já em São Paulo, havia 4.713 grêmios atuantes em 2017, de acordo com a Secretaria de Educação, o que corresponde a 92% das escolas estaduais. Continue lendo!

Futuro do trabalho: como se preparar para as mudanças que já começaram

Futuro do trabalho é um dos temas de matérias que mostram o protagonismo dos estudantes

As tecnologias digitais são mais do que sistemas e máquinas inteligentes e conectadas, uma vez que estão se tornando mais sofisticadas e integradas, promovendo uma transformação profunda na sociedade, no futuro do trabalho e na economia global. No chamado mundo VUCA (acrônimo em inglês para as palavras volátil, incerto, complexo e ambíguo), todos nós fazemos parte das mudanças e, ao mesmo tempo, somos criadores nesse novo processo. Só que novidades assustam e despertam dúvidas: qual será o papel do ser humano em um mundo dominado por sistemas inteligentes? Como vamos viver e nos relacionarmos? Qual será o futuro do trabalho? As respostas não são tão simples e nem tão pessimistas quanto alguns imaginam. Continue lendo!

6 matérias que destacam o protagonismo dos estudantes