Saltar para o menu de navegação
Saltar para o menu de acessibilidade
Saltar para os conteúdos
Saltar para o rodapé
Apostamos na força transformadora da educação, conectando pessoas ao conhecimento.

Nova funcionalidade da Escola Digital auxilia educadores na produção de roteiros, voltados para as atividades remotas, com foco nos estudantes. Conheça e saiba como colaborar!

Neste momento em que as escolas estão se adaptando a uma nova realidade por conta da pandemia causada pelo coronavírus, a Escola Digital lança uma nova funcionalidade: a produção de roteiros de estudo para auxiliar os alunos nas atividades a distância. A plataforma, que é uma iniciativa da Fundação Telefônica Vivo e Instituto Natura com o apoio técnico da Fundação Vanzolini, reúne e compartilha de forma gratuita mais de 30 mil recursos digitais para enriquecer práticas pedagógicas alinhadas à BNCC e voltadas a toda a Educação Básica.

Além de acessar roteiros de estudo conforme seus objetivos, qualquer educador pode colaborar como autor de conteúdo e compartilhar seu trabalho com seus estudantes. Após passar pela curadoria dos especialistas da Escola Digital, o recurso fica disponível para outros educadores, tornando-se um importante aliado no processo de aprendizagem. Assista ao vídeo abaixo para saber mais detalhes de como a plataforma funciona:

A nova ferramenta visa apoiar professores e estudantes das redes de ensino a desenvolver suas atividades educativas de forma remota. Assim como os demais ODAs, é possível achar os roteiros de estudo por critérios como disciplina, ano escolar e habilidades da Base Nacional Comum Curricular (BNCC).

Alguns roteiros, como o Autorretrato: arte e tecnologia, são produzidos por professores especialistas que já fazem parte da curadoria da plataforma. Neste exemplo, os estudantes e educadores são convidados a trabalharem, passo a passo, o conceito do autorretrato, explorando diversas ferramentas para composição e edição de imagens.

Qualquer educador pode também colaborar com uma produção própria. Para isso, basta preencher o formulário detalhando as atividades, as quais serão submetidas à curadoria do Escola Digital e disponibilizadas para todos. É possível compartilhar os roteiros de estudo via WhatsApp, Facebook, e-mail, ou pela própria plataforma. Além disso, eles podem ser salvos e impressos caso o acesso à internet seja restrito.

Todo o material orientado para a Educação Infantil e os anos iniciais do Fundamental I vêm com avisos para que o professor fique atento ao tempo de exposição às telas, misturando conteúdos multimídias com atividades sem computadores. O conteúdo também é responsivo, ou seja, adequado para que seja acessado via celular.

Em todo o processo, os educadores contam com assessoria pedagógica caso precisem de ajuda na produção e adaptação de linguagem das atividades e no compartilhamento dos roteiros.

Para guiar os educadores que desejam contribuir para a plataforma, confira os infográficos abaixo com dicas para a elaboração dos conteúdos. Acesse a Escola Digital e colabore!

Title

Como produzir roteiros de estudo para apoiar os alunos em atividades a distância
Como produzir roteiros de estudo para apoiar os alunos em atividades a distância