Saltar para o menu de navegação
Saltar para o rodapé
Saltar para os conteúdos
Saltar para o menu de acessibilidade

André Luiz é idealizador da TV DOC CAPÃO, que trata da realidade dos moradores do Capão Redondo, e um dos influenciadores do programa Pense Grande

Conheça André Luiz, jovem responsável por dar voz a comunidade do Capão Redondo, é influenciador do programa Pense Grande, da Fundação Telefônica vivo

André Luiz é idealizador da TV DOC CAPÃO e um dos influenciadores do programa Pense Grande
Narrar as histórias da comunidade e incluir pessoas que moram ali é o principal objetivo do projeto TV DOC CAPÃO. Criada em 2012, a iniciativa, idealizada por André Luiz e os amigos Lucas Zumba e Rogério Gonzaga, é responsável por trazer à tona a realidade dos moradores do Capão Redondo, localizado na zona sul de São Paulo.
André Luiz é estudante de comunicação, e com apenas 21 anos já encontrou um espaço para direcionar toda a energia da sua juventude. Foi no ensino fundamental que ele viu crescer sua grande paixão pelo trabalho de audiovisual, quando atuou como diretor na criação de uma rádio dentro da escola. A partir disso, André percebeu o poder da imagem, do som e da conexão.

A TV DOC CAPÃO
André explica que a mídia independente é resultado da junção de três pontas: a TV DOC, a DOC INCLUI e a produtora PRODOC. Cada uma pensada para impactar a vida da comunidade de alguma maneira.
A TV DOC, por exemplo, funciona como um espaço de produção de conteúdo, compartilhado por meio do canal no Youtube e da página no Facebook.
“Trabalhamos com vídeos sociais, dando visibilidade para os grupos culturais da comunidade. Porém, mais do que isso, a TV DOC foi feita para disseminar histórias de pessoas comuns. Como a da dona Maria, que distribui leite há 50 anos no Capão. Queremos falar sobre coisas positivas que acontecem na comunidade”, conta André.
Já o outro projeto, o DOC INCLUI, foi a forma que ele encontrou de integrar outros jovens ao seu trabalho. André atua oferecendo oficinas de audiovisual para meninos e meninas da região, com idades entre 15 e 19 anos. Ele se vale da expressão corporal, oral e escrita, utilizando os formatos de produção midiática para desenvolver o senso crítico dos alunos.
A produtora PRODOC, por sua vez, surgiu para oferecer serviços audiovisuais e colaborar para a sustentação financeira dos outros projetos.
André Luiz, que é ainda um dos influenciadores do Pense Grandeprograma da Fundação Telefônica Vivo que apoia o empreendedorismo social – acredita no poder da juventude para transformar a realidade do país.
“Fico muito honrado em fazer parte de um trabalho como o Pense Grande, que acredita, investe e torna possível a realização de muitos sonhos da nossa juventude. Fazer aquilo que amamos já é incrível, e quando podemos fazer daquilo um trabalho, para ganhar dinheiro, é melhor ainda”, completa.

Conheça André Luiz, jovem responsável por dar voz a comunidade do Capão Redondo
Conheça André Luiz, jovem responsável por dar voz a comunidade do Capão Redondo