Apostamos na força transformadora da educação, conectando pessoas ao conhecimento.

Os voluntários da Fundação Telefônica são responsáveis por um trabalho divisor de águas na história do Lar Altair. Saiba mais!

O impacto do voluntariado no Lar Altair Martins

“Agradeço a Deus por ter colocado a Telefônica no meu caminho e ter concretizado esse grande sonho. Eu me senti muito feliz por ver a creche linda, toda reformada, do jeito que sempre sonhei”. Com estas palavras, Rosângela Moreira, gestora do Lar Altair Martins, em São Paulo, expressou a emoção por todas as melhorias que a instituição conquistou – e ainda vai conquistar – após a grande transformação promovida pelo projeto Voluntários Telefônica.

Cada um dos 1.100 voluntários, que doou um dia de trabalho para revitalizar a instituição, deve ter a certeza de que sua ajuda foi imprescindível para que o dia 02 de outubro se transformasse num divisor de águas na história do Lar Altair Martins. Há 4 anos, quando Rosângela assumiu a administração da creche, o local estava para ser fechado pela prefeitura, por falta de recursos. “É difícil erguer de novo um local que está quase ‘morto’. Perdemos a credibilidade também junto à comunidade. Estes anos foram de muita luta e de muitos ‘nãos’. O engraçado é que cada vez que nos negavam algo, e que era imprescindível para a sobrevivência de nossa instituição, eu tomava isso como um desafio e não desistia da batalha. Está vendo só como agora conseguimos vencer?”, disse Rosângela.

O trabalho dos Voluntários na instituição começou em março deste ano, quando grupos de apoio nas áreas de Marketing, Recursos Humanos, Contabilidade, Jurídica e Tecnologia de Informação colocaram a mão na massa para auxiliar a entidade a se fortalecer como organização. Os educadores também começaram um curso de aprimoramento, dado pela ONG Avisa-lá, para reciclagem dos conhecimentos. Toda essa ajuda ainda prossegue até dezembro, quando então o Altair Martins estará pronto para caminhar sozinho.

“Agora temos sala de informática, um playground novinho e com várias opções de brinquedos (antes tínhamos somente um escorregador e um gira-gira velhos), ganhamos um prédio onde vai funcionar o Centro da Juventude e toda esta área de convivência – campo de futebol, pista de caminhada e praça – vai fazer uma diferença enorme na vida da comunidade”, garantiu a gestora.

Com a ampliação e reforma dos espaços, o Lar Altair Martins, que atendia a 99 crianças, já tem pedido na Prefeitura para atender a mais 100 – mas sua capacidade total pode ser aumentada para 300 crianças brevemente.

Vida nova

Após um final de semana de expectativa, a chegada das crianças à “nova” creche na segunda-feira foi outro presente. Segundo Rosângela, não era preciso que falassem algo para demonstrar a alegria. “Elas estampavam no rostinho o brilho da felicidade e encanto com as novidades: o parquinho, os desenhos no chão, o canteiro colorido, o jardim, a cerca colorida… Ouvi de uma delas que ‘queria morar aqui’. A chegada à instituição foi e continua muito emocionante! Faço coro com elas dizendo: Como minha creche está linda!!!”.

Por Lucy De Miguel  |  Vetor Comunicação
O post Dia dos Voluntários: o que muda na vida do Lar Altair Martins apareceu primeiro em Notícias da Fundação Telefônica.

Dia dos Voluntários: o que muda na vida do Lar Altair Martins