Projeto que aconteceu em 50 cidades no Brasil, o Dia dos Voluntários contou com a participação de mais de 8 mil colaboradores da Vivo em 2019

Imagem mostra voluntária abraçando uma senhora durante o Dia dos Voluntários

Um dia inteiro mobilizando esforços e atuando em ações solidárias que promovem interação, engajamento e colaboração entre milhares de pessoas. Esse foi o Dia dos Voluntários Telefônica (DVT), projeto global que aconteceu em 27 países em 2019. No Brasil, o Dia dos Voluntários deste ano foi realizado entre 18 e 20 de outubro e alcançou mais de 47 mil pessoas.

Foi a 15ª edição do Dia dos Voluntários, uma das ações mais importantes da Fundação Telefônica Vivo no ano em voluntariado. “É um dia muito especial porque todos nos transformamos em cidadãos que trabalham para tornar o mundo melhor”, afirmou Christian Gebara, presidente da Vivo. “Somos uma empresa reconhecida pela responsabilidade social e temos um DNA que nos motiva a dar o nosso máximo neste Dia dos Voluntários Telefônica, no qual utilizamos um dia de trabalho para impactar milhares de pessoas”, complementou.

O vice-presidente de Relações Institucionais Renato Gasparetto também falou sobre como a data “tem o DNA da Vivo, que é de colaboração e apoio a um processo de transformação. A empresa sempre busca meios digitais para aproximar pessoas, mas também precisamos desligar os smartphones e nos concentrar nas pessoas, deixando uma semente de transformação”, opinou.

E este dia especial, que está na sua 15ª edição, mostra histórico de evolução e cada vez mais engajamento dos colaboradores do grupo. “Quando começamos, há 15 anos, não tínhamos dimensão de onde o projeto chegaria”, disse o diretor-presidente da Fundação Telefônica Vivo, Americo Mattar. “Este ano temos o objetivo de engajar 18 mil voluntários em ações ao longo do ano. E o Dia dos Voluntários contribui muito para isso, além de já ter se tornado uma marca da Vivo e um momento de alegria”, afirmou.

Niva Ribeiro, vice-presidente de Pessoas da Vivo, foi uma das responsáveis pelo piloto do Dia dos Voluntários e participou de todas as edições desde a primeira, em 2005. “Sempre tive certeza de que o programa ia dar muito certo. As pessoas vão contagiando as outras e a gente fica muito feliz com toda essa adesão ano a ano”, disse. Enquanto a edição de 2018 teve 6.816 voluntários, neste ano o número subiu para 8.196.

O Programa de Voluntariado mobiliza os colaboradores da empresa, durante todo o ano, que se dividem em comitês para organizar as atividades, para fazer o DVT. Integram os comitês:

Embaixadores, que lideram e gerenciam os comitês locais de voluntariado;
Membros de comitês, que planejam, desenvolvem e executam as atividades e
Sponsors, que apoiam os comitês na execução dos projetos.

Resultados do Dia dos Voluntários Telefônica no Brasil:

Infográfico mostra principais números do Dia dos Voluntários

Confira abaixo algumas das ações que aconteceram durante a edição 2019 do Dia dos Voluntários Telefônica!
Oficinas e recursos tecnológicos
Um dos locais do Dia dos Voluntários Telefônica foi o Centro Assistencial Cruz de Malta, localizado na zona sul de São Paulo. Além de revitalização, o local recebeu atividades como oficinas e palestras sobre inserção no mercado de trabalho e segurança na internet, roda de conversa sobre cultura afro e recreação com foco em tecnologia. A instituição beneficia 3.439 pessoas de baixa renda e recebeu mais de 300 voluntários no Dia dos Voluntários.

“O diferencial desse ano é que fizemos ações voltadas a jovens em liberdade assistida. O comitê de Diversidade da Vivo realizou um painel para trazer histórias de colaboradores com as quais os jovens se identificariam”, contou Patricia Harumi, consultora de projetos de redes e embaixadora do comitê de voluntários.

Uma das colaboradoras que participou da atividade foi Valquiria Lima, gerente de negócios sênior e líder do grupo Vivo Afro, do Programa de Diversidade da empresa. “São voluntários que têm uma realidade próxima da desses jovens. Conseguimos criar uma conexão, assim esses jovens não se sentem sozinhos”, explicou.

Teresinha Cavalcanti Samaja, diretora da instituição, afirma que o Dia dos Voluntários “foi muito importante, porque proporcionou melhorias que, sozinhos, não teríamos condição de fazer. Esse evento é um testemunho de solidariedade humana”, revelou.
Beneficiando crianças
O Projeto Sementes do Amanhã, em Taboão da Serra (SP), recebeu cerca de 300 voluntários. A instituição beneficia mais de 400 pessoas, a maior parte crianças e adolescentes. Oficinas de informática e redes sociais, criação de sala de robótica e revitalização do espaço foram algumas das atividades realizadas.

A instituição também recebeu uma máquina de estampa multifuncional como doação, que será utilizada para produzir itens que servirão como fonte de renda para financiar atividades como oficinas de teatro, dança e canto. “A máquina de estampa permite dar recorrência de receita para a ONG, que conseguirá reverter esse dinheiro para beneficiar as crianças”, contou João Truran, diretor regional e sponsor.

Para a gerente de contas Claudete Moura, voluntária na instituição, o Dia dos Voluntários “é uma data que a gente espera o ano todo. Vivemos numa correria tão grande que quando temos essa oportunidade, é muito transformador”, disse.
Acolhimento de idosos
Oficinas de capacitação para funcionários e revitalização do espaço foram algumas das ações que os cerca de 200 voluntários da Telefônica realizaram no Abrigo Irmã Tereza, em São Caetano do Sul (SP), que atua no acolhimento de idosos.

“Pensamos nas ações com muito carinho para melhorar a rotina dos idosos. Enquanto atuamos com muito amor, os idosos se divertem e fazem a gente se sentir muito bem”, revelou Carla Regina Santos, assistente administrativa e embaixadora do Dia dos Voluntários.

A analista de gestão de pessoas Renata Andreghetto Pinto contou que “é um prazer estar aqui como voluntária. É muito gostoso ver na carinha dos idosos a felicidade de serem recebidos com o nosso amor”.

Sandra Montanheiro, presidente do Abrigo Irmã Tereza, revelou o impacto positivo do projeto na instituição. “O Dia dos Voluntários repercute de forma muito positiva. Entre as ações, conseguimos reformar o espaço e teremos telão para um ‘cine pipoca’”, contou.
Diversidade de causas
O Dia dos Voluntários Telefônica teve mais de 1.000 atividades em 50 cidades, entre elas Marabá, Redenção e Santarém (PA), Fortaleza (CE), Vitória da Conquista (BA), Goiânia (GO), Uberlândia e Brumadinho (MG), e Curitiba (PR), além de cidades do Estado de São Paulo e as capitais do Brasil, representando a diversidade regional e de causas atendidas pelo Dia dos Voluntários Telefônica.

Mais de 8 mil colaboradores do Grupo Telefônica foram até 63 instituições para promover voluntariamente oficinas, palestras, recreação com foco em tecnologia e ações de melhorias nos eixos de Educação, Inclusão, Saúde, Assistência Social e Acolhimento, entre outras causas.

Para Livia Mara Lopes de Moura, gerente geral de loja, de Redenção (PA), conhecer as crianças da APAE – Redenção, que atende pessoas com deficiência, fez toda a diferença. “Ter a oportunidade de conhecer a realidade dessas crianças é muito gratificante. A gente coloca um pouquinho da gente nesse projeto. É importante sentir que eu e a Telefônica podemos contribuir com elas”, destaca.

Ao final do dia, Americo Mattar, diretor-presidente da Fundação Telefônica Vivo, destacou o orgulho que o Dia dos Voluntários Telefônica traz para quem participa. “Essa ação coloca os colaboradores da empresa dentro de uma ação social, mostrando nosso poder de transformação. É motivo de muito orgulho fazer parte desse grupo, afinal queremos que a sociedade se transforme”, finalizou.

Confira como foi o Dia dos Voluntários Telefônica pelo Brasil:

huge_it_slider id=”109″

Dia dos Voluntários Telefônica beneficia mais de 47 mil pessoas na 15ª edição