Saltar para o menu de navegação
Saltar para o rodapé
Saltar para os conteúdos
Saltar para o menu de acessibilidade

Reunimos alguns conteúdos e ferramentas indicadas por especialistas em educação, que podem contribuir para o engajamento dos alunos nas aulas a distância. Confira!

A imagem mostra duas crianças e um pai olhando para uma tela de computador

O segundo encontro da série Conversas que Aproximam, promovida pela Fundação Telefônica Vivo, aconteceu no dia 10 de setembro trazendo dicas de como engajar os estudantes no ensino remoto.

Participaram da conversa Paula Carolei, doutora em educação, Ana Paula Gaspar, especialista em tecnologia educacional, e Marcela de Oliveira, diretora do Gente – Escola Municipal André Urani, no Rio de Janeiro. O encontro foi mediado pela Renata Altman, gerente de projetos sociais da Fundação Telefônica Vivo.

Durante o bate-papo, as convidadas levantaram exemplos práticos de ferramentas, além de conteúdos que contribuem para o envolvimento dos alunos, mesmo a distância.

Veja abaixo algumas dessas dicas!

Pesquisa sobre reflexos da pandemia na educação pública

A série de três pesquisas “Educação não presencial” investiga como tem sido o cotidiano de estudos em casa de alunos da rede pública municipal e estadual, com a pandemia e o fechamento das escolas.

O estudo mostra que, de maio a julho deste ano, as redes públicas continuaram buscando alternativas de atividades escolares não-presenciais para os seus estudantes, passando de 74% para 82% em julho, a porcentagem de alunos com acesso a algum conteúdo pedagógico. As pesquisas foram realizadas pelo Instituto Datafolha e encomendadas pela Fundação Lemann, Itaú Social e Imaginable Futures.

Produção de roteiros de estudo
Na plataforma Escola Digital – iniciativa da Fundação Telefônica Vivo e Instituto Natura com o apoio técnico da Fundação Vanzolini – estão reunidos, de forma gratuita, milhares de recursos digitais para enriquecer a práticas pedagógicas a distância. São animações, vídeos, infográficos, mapas, jogos, simuladores, e-books, e muito mais. Eles estão divididos por critérios como disciplina, ano escolar e habilidades da Base Nacional Comum Curricular (BNCC).

Por conta da pandemia causada pelo coronavírus, a Escola Digital lançou uma nova funcionalidade: a produção de roteiros de estudo para auxiliar os alunos nas atividades a distância. Além de acessar roteiros de estudo conforme seus objetivos, qualquer educador pode colaborar como autor de conteúdo e compartilhar seu trabalho com seus estudantes.

Conheça a funcionalidade de Roteiros de Estudo:

Roteiros para você se inspirar:

Comunicação e solução de problemas. Você está preparado para esses desafios?

Você sabe a diferença entre sentimentos e emoções?

Quem sou eu e como sou eu em grupo?

Que emoções movem você? Você sabe a importância da empatia e do respeito?

Formação em empreendedorismo social

O Pense Grande Digital é uma iniciativa da Fundação Telefônica Vivo que tem como missão fomentar a cultura do empreendedorismo de impacto social com o uso de tecnologia para jovens das periferias brasileiras.

Com uma analogia sobre escalar o Pico da Neblina, a plataforma propõe uma expedição que mistura um universo lúdico com um conteúdo dinâmico e gamificado para ajudar na missão de criar um negócio de impacto social.

A formação gratuita, que pode ser utilizada em sala de aula para estimular o empreendedorismo, está disponível gratuitamente no celular Android ou IOS. Saiba mais!

Estimular a cultura digital em educadores e estudantes

O Programaê! é um movimento que trabalha pela construção de conhecimento e disseminação da linguagem de programação. Valoriza principalmente o uso do pensamento computacional em práticas pedagógicas que deixam as aulas mais interativas e favorecem o protagonismo de professores, e alunos.

A plataforma, criada em parceria entre a Fundação Telefônica Vivo e a Fundação Lemann, agrega cursos e conteúdos gratuitos de programação.

Este ano foram lançados também os cadernos Programaê! Práticas Pedagógicas: a Cultura Digital na Resolução de Problemas. Divididos em três volumes, eles apresentam de forma clara e direta caminhos para a construção de um currículo que valorize a cultura digital, a programação e a robótica.

Ferramenta de planejamento para aulas remotas

A PERA (Planejamento de Experiências Remotas de Aprendizagem) é uma ferramenta de planejamento para ajudar professores e gestores a desenvolverem atividades para os estudantes no período de isolamento social. Ela foi desenvolvida pelas designers e educadoras Ana Paula Gaspar e Adriana Costa. Veja aqui como preencher a PERA.

Entre agosto e outubro, a Fundação Telefônica Vivo vai realizar uma série de encontros online com o objetivo de reunir especialistas e educadores para debater temas de grande interesse e em conformidade com o atual momento da Educação.

Confira na íntegra o segundo encontro da série Conversas que Aproximam: Como engajar os estudantes no ensino remoto?

Dicas para engajar estudantes no ensino remoto
Dicas para engajar estudantes no ensino remoto