Saltar para o menu de navegação
Saltar para o rodapé
Saltar para os conteúdos
Saltar para o menu de acessibilidade

Em três dias de imersão, participantes trocaram experiências e tiveram aulas sobre design thinking e gestão de projetos

Presidente da Fundação Telefônica Vivo, Americo Mattar, fala com colaboradores

Cerca de 60 colaboradores do Grupo Telefônica Vivo de todo o país se reuniram entre os dias 16 e 18 de março em Guararema, no interior de São Paulo, para trocar experiências, compartilhar histórias inspiradoras e participar de atividades de formação do 1º Encontro de Governança do Programa de Voluntariado 2018.

O foco do evento foi a formação de líderes e embaixadores, responsáveis pela gestão dos comitês locais e regionais, respectivamente.  Reunidos em uma mesma sala, eles puderem potencializar seu aprendizado em diversos temas, com formações importantes para suas atividades ao longo do ano.

“São os voluntários que colocam o programa em prática. O encontro é a oportunidade de alinhar as expectativas em relação a 2018 e capacitá-los com metodologias que possam apoiar na realização dos projetos”, explica Luanda de Lima, gerente de comunicação e voluntariado.

Entre os conteúdos trabalhados nos três dias de imersão, estão a metodologia do Design Thinking e a gestão de projetos, além de noções sobre prestações de contas e transparência. Os conhecimentos vão balizar as ações de voluntariado e também a atuação profissional de cada um no dia a dia em suas áreas.

Trocas e aprendizado

Depois de ser líder por dois anos, a analista de marketing da regional Centro-Oeste e responsável pela área de capacitação Kelly Cristine Lima Fernandes participou do encontro de governança pela primeira vez como embaixadora.

“Cada encontro é uma nova experiência. Quanto mais insumos a gente adquire de conhecimento, melhor a gente aplica no nosso dia a dia, no nosso trabalho e principalmente nas ações que desenvolvemos ao longo do ano”, diz.

Já a consultora de telecomunicações Alessandra Ewerton, de Belém do Pará, participa dos encontros como embaixadora desde 2012 e destaca a evolução do Programa de Voluntariado, especialmente em relação ao empoderamento dos voluntários. “Só a experiência de trazer os líderes, de reunir, de conhecer o aprendizado dos outros ajuda a entender o tamanho do programa e a responsabilidade que temos”, diz.

Programa de Voluntariado

Realizado desde 2005 no Brasil, o Programa de Voluntariado oferece a colaboradores a possibilidade de participar de ações voluntárias nas mais diferentes áreas. O Dia dos Voluntários, Vacaciones Solidarias, Game do Bem e Ações Locais estão entre as principais atividades realizadas.

Este ano, observa Luanda Lima, a meta é do Programa é alcançar 6.500 voluntários no Dia dos Voluntários, em outubro, e 15 mil colaboradores para as ações realizadas ao logo do ano.

A responsável global pelo Programa de Voluntariado, Carmen Morenes, esteve presente no evento e destacou o Brasil como referência internacional, graças às ações digitais. Segundo ela, as iniciativas digitais não ultrapassam a marca dos 20% nos outros países onde acontece o Programa de Voluntariado. No Brasil, esse número já está 33% e deve crescer ainda mais.

“Sinto orgulho de fazer parte de algo tão importante” afirmou. “Esse Programa levam nossos valores e nossos objetivos sociais a todos os lugares do Brasil”.

Encontro de Governança reúne voluntários de todo Brasil
Encontro de Governança reúne voluntários de todo Brasil