Saltar para o menu de navegação
Saltar para o rodapé
Saltar para os conteúdos
Saltar para o menu de acessibilidade

Fugir do lugar comum traz repertório aos estudantes, expande o entendimento sobre o mundo e ressignifica o aprendizado para a vida

A arte na escola tem o poder transformador de desenvolver a criatividade e a capacidade intelectual, ensinar a solucionar problemas, desafiar limites e aumentar o repertório cultural. Incorporar o tema nas práticas pedagógicas ainda faz pensar fora da caixa, aprimora habilidades motoras e o pensamento crítico e analítico.

Em uma entrevista a revista Época, a professora Ana Mae Barbosa, uma das principais referências no estudo de arte-educação no Brasil, falou sobre a contribuição que o ensino de artes traz à aprendizagem, possibilitando aos seres humanos expandirem a criatividade, a capacidade de simbolizar e de representar ideias e sentimentos.

“É absolutamente importante o contato com a arte por crianças e adolescentes. Primeiro, porque são envolvidos, além da inteligência e do raciocínio, o afetivo e o emocional, que estão sempre fora do currículo escolar. Segundo, porque estimula o desenvolvimento da inteligência racional, medida pelo teste de QI”, explica.

A educadora destaca que grande parte de qualquer produção artística é feita no coletivo, o que desenvolve o trabalho em grupo e a criatividade, e ainda reforça o exercício da cidadania.

A teoria pode ser comprovada pela pesquisa feita pelo professor James Catterall, da Universidade da Califórnia, nos Estados Unidos. O estudo indica que o envolvimento das crianças em atividades criativas abre portas para uma melhor aprendizagem e ainda eleva em 15% a chance de se engajarem em trabalhos pela comunidade ao longo da vida. Isso porque, como aponta o professor, essas atividades aumentam a empatia e propiciam laços de amizade mais sólidos.

Criatividade além das artes

Falar em ensino de artes é pensar naturalmente em criatividade e imaginação. Mas tais conceitos não estão restritos ao universo artístico e podem permear diferentes práticas pedagógicas. Em um dos seus livros, o bielorrusso Lev Vygotsky ressalta que a atividade criativa é extensível a “toda realização humana que cria o novo”. Aproveite para exercitar sua mente criativa em outras disciplinas!

Colocando em prática

O ensino de artes contempla quatro linguagens: dança, artes visuais, teatro e música.

A tendência mais atual sobre a disciplina mistura produção, reflexão e apreciação de obras artísticas. Ela permite que crianças e jovens não apenas conheçam as manifestações culturais da humanidade e da sociedade em que estão inseridas, mas também sejam capazes de se expressar por diferentes linguagens.

Além de desenvolver a criatividade e proporcionar o desenvolvimento integral, as brincadeiras podem ser divertidas. Na educação infantil, por exemplo, as crianças, podem experimentar e reproduzir o mundo à sua volta, comunicando os seus sentimentos, medos e desejos.

Seja por meio do ensino de artes ou em outra disciplina, confira algumas dicas de como explorar a criatividade dentro e fora da sala de aula.

Repensando espaços comuns: expandir o território escolar também é uma forma de potencializar a aprendizagem. É possível fazer interferências nos muros ou no entorno da escola: aproveitar áreas externas, as praças, os parques ou até o caminho de para chegar até a escola.

Oficinas de artes: Que tal instalar a oficinas de artes em espaços mal aproveitados da escola, como o saguão de entrada? Os corredores, por exemplo, ganham vida se transformados em espaços lúdicos ou de convivência, com mesas, cadeiras ou bancos;

Promova a dança, a música e o teatro: atividades artísticas estimulam a criatividade e contribuem para um melhor entendimento sobre o mundo. O protagonismo dos jovens no ambiente escolar aumenta, eles lidam com emoções, ganham foco e autonomia.

Vá para o refeitório: Fora do horário de refeições, o refeitório pode abrigar reuniões de alunos, assembleias ou oficinas mão na massa. As árvores e sombras da parte externa da escola podem servir de palco para aulas não convencionais ou para momentos de descontração.

A cidade também ensina: é possível enxergar a cidade como um ambiente potencialmente educativo. Existem projetos, como o Rio e Ruas, dedicados a transformar a relação entre pessoas e cidades, e que podem servir de inspiração de como dar mais vida ao aprendizado.

É possível saber mais sobre espaços diferenciados por meio da publicação do Inova Escola sobre o tema.  O livro Viagem à escola do século XXI tem exemplos de escolas ao redor do mundo que estão trabalhando a criatividade em sala de aula. Conheça e inspire-se em novas práticas.

Quem faz

Na EE Prof. Fidelino de Figueiredo, em São Paulo, o professor Jacson Matos, vencedor do 19º Prêmio Arte na Escola Cidadã, transformou o ensino de artes na escola com uma iniciativa inovadora que propõe reflexões poéticas sobre o aqui e o agora por meio da arte contemporânea. Corpo, argila, tecidos e vários outros materiais são explorados nas aulas.

Já o professor Murilo Carvalho Rodrigues, integra a disciplina de artes à tecnologia e outros conteúdos, dando mais sentido ao aprendizado dos alunos da Fundação Escola Bosque Professor Eidorfe Moreira, que atende a população ribeirinha no distrito de Outeiro, em Belém (PA).

Em duas escolas públicas, em Salvador (BA) e Brasilândia (MS), os alunos foram estimulados pelas professoras a criarem dicionários que valorizam culturas marginalizadas, das periferias e de povos indígenas.

Os alunos da EMEF Maria Luiza Fornasier Franzin, em Águas de São Pedro, também exibem todo o potencial criativo e artístico em tradicionais mostras abertas à comunidade.

Conheça ainda o trabalho do professor Rodrigo Ciríaco, que incorporou o modelo de sarau às atividades educativas, por meio do grupo Sarau dos Mesquiteiros, levando mais vida à aprendizagem dos alunos.

Ensino pelas Artes e Criatividade pode transformar a escola
Ensino pelas Artes e Criatividade pode transformar a escola