Conheça cinco desses roteiros, que além de estarem alinhados à Base Nacional Comum Curricular também contam com adaptação ao ensino remoto

#EscolaDigital

Imagem mostra uma menina sentanda de costas escrevendo em um caderno. Sobre a mesa, há alguns livros e um notebook com a imagem na tela de uma mulher segurando um papel branco.

Em parceria com a Nova Escola, a plataforma Escola Digital disponibiliza gratuitamente 5.997 novos planos de aula com versão adaptada para ensino remoto, dentro do contexto de distanciamento social vivido pela pandemia de coronavírus. O material visa apoiar educadores na troca com os estudantes e se soma a um rico acervo que inclui mais de 30 mil Objetos Digitais de Aprendizagem (ODAs).

A plataforma Escola Digital é uma iniciativa criada pela Fundação Telefônica Vivo e o Instituto Natura – com apoio técnico da Fundação Vanzolini – e, desde o ano passado, permite a criação de roteiros de estudo, que posteriormente passam pela curadoria de uma equipe especializada. Esta é a segunda vez que é realizada uma parceria com a Nova Escola: em 2018, a primeira ação possibilitou o acesso a 97 planos de aulas.

Os novos conteúdos estão referenciados para serem filtrados pelas disciplinas de Ciências (697), Geografia (710), História (718), Matemática (1.599) e Língua Portuguesa (1.475). Também é possível buscar o conteúdo por etapas, anos e modalidades – desde a Educação Infantil até o 9º ano do Ensino Fundamental – ou ainda pelas habilidades da Base Nacional Comum Curricular (BNCC). Ao clicar no botão “acessar plano de aula”, o educador é direcionado para o site da Nova Escola onde encontrará a opção de fazer o download.

Renata Altman, gerente de projetos sociais da Fundação Telefônica Vivo, conta que a ideia sempre foi ir além dos Objetos Digitais de Aprendizagem (ODAs). E a área de Planos de Aulas foi justamente criada para complementar e ampliar o apoio ao professor em seu planejamento de projetos e atividades junto aos estudantes.

“Além dos planos de aulas que são inseridos frequentemente por nossa rede de educadores, também tivemos a felicidade de estabelecermos uma frutífera parceria com a Nova Escola, que é uma referência nesse quesito e com isso, qualificar ainda mais o nosso banco de recursos, beneficiando nosso público de educadores”, explica a gerente.

Separamos abaixo cinco desses novos planos de aula para que educadores possam conhecer este importante acervo! Confira:

Mapas mentais e a dinâmica urbana

A atividade relaciona alfabetização cartográfica a dados socioespaciais de países americanos e africanos. A proposta é que estudantes façam mapas mentais de seus bairros e a partir disso a discussão seja ampliada para mudanças na dinâmica de espaços urbanos.

Matéria e ano: Geografia para o 8º ano do Ensino Fundamental

Habilidades da BNCC: Elaborar mapas ou outras formas de representação cartográfica para analisar as redes e as dinâmicas urbanas e rurais, ordenamento territorial, contextos culturais, modo de vida e usos e ocupação de solos da África e América.

Os 5 Brasis

A partir da obra do antropólogo Darcy Ribeiro, propõe a discussão sobre regionalização, compreendendo aspectos culturais e religiosos, além de estabelecer uma ponte com temas mais abrangentes como migração e formação da sociedade brasileira.

Matéria e ano: Geografia para o 4º ano do Ensino Fundamental

Habilidades da BNCC: Descrever processos migratórios e suas contribuições para a formação da sociedade brasileira.

Matemática é arte!

A ideia aqui é mostrar aos estudantes que arte tem tudo a ver com Matemática! Por meio da história da arte e de obras de pintores como Duccio di Buoninsegna, Filippo Brunelleschi, Tarsila do Amaral e M. C. Escher, o educador é convidado a trabalhar conceitos matemáticos como perspectiva.

Matéria e ano: Matemática para o 9º ano do Ensino Fundamental

Habilidades da BNCC: Reconhecer vistas ortogonais de figuras espaciais e aplicar esse conhecimento para desenhar objetos em perspectiva.

Brinquedos e brincadeiras de outros lugares

Como brinca uma criança na Suíça? E uma na Coreia do Sul? Esta atividade propõe apresentar o mapa mundi aos estudantes e, a partir dele, discutir como crianças de outros países se relacionam com o brincar.

Matéria e ano: História para o 1º ano do Ensino Fundamental

Habilidades da BNCC: Identificar semelhanças e diferenças entre jogos e brincadeiras atuais e de outras épocas e lugares.

Lendo biografias

Por meio da leitura de livros preferidos da turma, a proposta é apresentar aos estudantes o conceito de biografia, conhecendo os autores dessas obras. Além de incentivar a leitura, a atividade também propõe formas de engajar a família no processo de alfabetização.

Matéria e ano: Educação Infantil

Habilidades da BNCC: Levantar hipóteses sobre gêneros textuais veiculados em portadores conhecidos, recorrendo a estratégias de observação gráfica e/ou de leitura.

Escola Digital e Nova Escola disponibilizam 5.997 novos planos de aula a educadores