Fundação Telefônica Vivo criou o projeto Escolas que Inovam, iniciativa que potencializa práticas inovadoras e conecta alunos e professores pela tecnologia.

Alunos e professores 100% conectados à internet através do projeto Escolas que Inovam

Foi a partir da “descoberta” de duas escolas públicas na cidade de São Paulo, que não medem esforços para serem escolas democráticas, tendo como base a responsabilidade, a autonomia e a solidariedade para a construção de um processo educacional que forma cidadãos plenos a enfrentarem os desafios do mundo, que a Fundação Telefônica Vivo criou o projeto Escolas que Inovam.
A iniciativa potencializa as práticas inovadoras presentes na EMEF Campos Salles, em Heliópolis, e na EMEF Desembargador Amorim Lima, no Butantã, com dois objetivos: contribuir para a melhoria de aprendizagens ao apoiar as escolas na experimentação de práticas com Tecnologias de Informação e Comunicação (TICs) e avaliar o resultado dos avanços nas aprendizagens dos alunos.
Realizado em etapas, o Escolas que Inovam pretende, em três anos, colocar em prática demandas vindas destas escolas e que estão alinhadas aos objetivos do projeto. Entre elas, por exemplo, está a instalação de cabos de fibra óptica, realizada em julho na EMEF Campos Salles. A possibilidade de conectar 100% dos alunos à internet era um sonho esperado pelos professores e pela equipe pedagógica, e que, agora, é realidade após a ativação do link de 100 mega dedicado, que oferece conexão até 10 vezes mais veloz do que a de outras instituições da rede municipal de ensino. A EMEF Desembargador Amorim Lima também está sendo preparada para receber essa inovação.
Além da conexão, a Fundação Telefônica Vivo entregou à escola Campos Salles 165 notebooks e quatro carrinhos de recarga para estes computadores. Desde agosto, cada salão da escola recebeu um carrinho com 40 computadores para serem utilizados pelos alunos.
O projeto Escolas que Inovam entrou na vida da EMEF Campos Salles há pouco mais de um ano. Desde o início, em 2012, além da formação de professores, acontece a preparação da infraestrutura local para receber as inovações. O uso do QMágico, plataforma de gestão de aprendizagem, já é realidade também. A instalação foi concluída nos salões para auxiliar o professor no acompanhamento do processo do aluno. Mais uma aposta da Fundação Telefônica Vivo para que a inovação da escola aumente cada vez mais, assim como o desenvolvimento das competências dos alunos.

Escolas que Inovam: alunos e professores 100% conectados à internet