Saltar para o menu de navegação
Saltar para o rodapé
Saltar para os conteúdos
Saltar para o menu de acessibilidade

Programa Pense Grande foi incorporado à grade curricular na Escola Técnica de São Vicente (SP) e na Faculdade de Tecnologia Itaquera em São Paulo.

Texto Alternativo Imagem do pátio central da Fatec de Itaquera, na zona leste de São Paulo. Corredores centrais dão para o pátio. Estrutura de três andares do prédio é em concreto aparente, e claraboia deixa passar a luz refletida no chão

A metodologia Pense Grande, programa de difusão da cultura do empreendedorismo de impacto social da Fundação Telefônica Vivo, passa a fazer parte da grade curricular como disciplina de apoio de duas instituições de ensino público, de nível médio e superior: a Escola Técnica Estadual (ETEC) Dra. Ruth Cardoso, em São Vicente, litoral de São Paulo; e a Faculdade de Tecnologia (Fatec) Itaquera, na zona leste da capital paulista.  Ambas são administradas pelo Centro Paula Souza.

A ideia surgiu após as diretoras das instituições perceberem que algumas disciplinas de projetos do currículo estavam saturadas, desestimulando os alunos, piorando o desempenho escolar e causando até mesmo desistências.

Para reverter esse quadro, tornando os conteúdos mais compatíveis com as expectativas dos estudantes e do mercado de trabalho, a metodologia Pense Grande foi inserida na grade no primeiro semestre de 2018.

Na ETEC Dra. Ruth Cardoso, também conhecida como ETEC São Vicente, a disciplina Projeto Técnico-Científico passou a abrigar a metodologia Pense Grande e agora faz parte da grade de 80 alunos do 2°ano do ensino médio regular. “Pode ser um ponto de partida para uma educação empreendedora, uma oportunidade para desenvolver ainda mais a capacidade crítica e de resolução de problemas”, diz a diretora Kely Renata Mariano da Silva.

Pense Grande na ETEC e Fatec

O eixo de formação do Pense Grande está presente em ETECs e Fatecs desde 2016.  É uma parceria com o Centro Paula Souza, que visa promover oportunidades para os jovens pensarem em seus projetos de vida a partir do empreendedorismo social.

Na Fatec Itaquera, o Pense Grande foi incorporado ao projeto Atividade Multidisciplinar (AM). Ele envolve todos os cursos, e agora se tornou disciplina obrigatória no primeiro semestre para os 78 alunos dos cursos de Refrigeração, Ventilação e Ar-condicionado, e Processos de Sondagem.

As duas opções de ensino técnico estão entre aquelas com maiores índices de desistência. Por conta disso, adotarão agora uma abordagem mais global e humana, explica a diretora Anna Cristina. “Com o Pense Grande, os alunos são obrigados a pensar no projeto e estruturá-lo em etapas. Para a Fatec, é importante que eles entendam como lidar com seus medos, erros e dificuldades. Hoje é possível trabalhar o aluno como um todo.”

A inclusão do Pense Grande no currículo da ETEC e da Fatec ocorreu em março, e seus resultados serão avaliados ao final do semestre pelo Impact Hub, parceiro executor da Fundação Telefônica Vivo. Mas os professores já têm sentido mudança no comportamento dos estudantes.

Impactos

Na ETEC Dra. Ruth Cardoso, os estudantes estão muito mais engajados. Não só na disciplina, mas na vida escolar como um todo. É o que diz a professora de informática Ana Paula Di Carmo, que sugeriu colocar a metodologia Pense Grande no currículo e agora é responsável por acompanhar o projeto, junto a um facilitador. “Mesmo com poucos encontros, já é possível perceber que os alunos participantes apresentam melhor desenvoltura em suas falas e não encaram as aulas como uma rotina”, diz Ana. “As mudanças também foram relatadas por outros professores, que perceberam uma incrível participação desses estudantes no Grêmio Escolar.”

Na Fatec Itaquera, o Pense Grande facilitou a compreensão de novas ferramentas de aprendizagem e inovação que só seriam valorizadas no final da faculdade, diz Fabio Conte, coordenador do Curso de Refrigeração, Ventilação e Ar Condicionado.

“A percepção do outro, o trabalho em grupo, o debate de ideias, a crítica, a conscientização sobre todos os aspectos que envolvem uma iniciativa empreendedora são de fato muito importantes na formação de um profissional e de um cidadão.”
Luciano José Dantas, coordenador do curso superior de Tecnologia de Soldagem, da Fatec.

A inclusão da metodologia Pense Grande também serviu para estimular os calouros a permanecer no curso, complementa o professor. “O Pense Grande veio como uma forma de tentar diminuir um problema verificado principalmente com os alunos ingressantes. Infelizmente, por não terem bagagem técnica ou maturidade suficiente, acabam muitas vezes desistindo da faculdade na primeira dificuldade encontrada”.

Empreendedorismo no currículo

Na ETEC Dra. Ruth Cardoso, a metodologia será trabalhada na disciplina Projeto Técnico-Científico por meio de 16 encontros no semestre, divididos em três eixos: Pensar, Sentir e Agir. Com o empreendedorismo social no currículo, serão trabalhados conceitos como mapeamento da comunidade, método Canvas, prototipação e pitches (apresentações curtas de projetos para investidores).

Já na Fatec Itaquera, participantes da Atividade Multidisciplinar terão de apresentar, ao final do semestre, um projeto que contemple aos conhecimentos adquiridos pela metodologia Pense Grande. Além da atitude empreendedora, o propósito é que tanto os universitários, quanto os estudantes de ensino médio, saiam desse novo processo transformados como cidadãos.

“A sistematização do programa, em parceria com um componente curricular, tira o aluno do seu status de observador das diversidades sociais e o coloca como um dos atores do processo, com foco na mudança da sociedade”, diz Sabrina Rodero Ferreira Gomes, supervisora educacional do Centro Paula Souza (CPS) responsável pelas Escolas Técnicas Estaduais (Etecs) da região Sul da Grande São Paulo e Baixada Santista.

Administração do tempo Trabalho em equipe Melhoria da escrita Desenvolvimento de projetos Visão empreendedora Criatividade Protagonismo Concentração Multidisciplinaridade Capacidade na argumentação Relação entre conceitos e ideias Articulação social
ETEC e Fatec de SP incluem metodologia Pense Grande no currículo
ETEC e Fatec de SP incluem metodologia Pense Grande no currículo