Estão abertas as inscrições para o 5º Concurso Causos do ECA, promovido pela Fundação Telefônica por meio do Portal Pró-Menino (www.promenino.org.br). O concurso, aberto a todos, reúne e reconhece histórias contadas por quem viveu ou presenciou situações em que o Estatuto da Criança e do Adolescente (ECA) mudou a vida de crianças e adolescentes.

As quatro edições do concurso foram marcadas por relatos emocionantes de pessoas que, apesar de atuarem em diferentes áreas, conseguiram garantir a proteção à infância por meio de atitudes que fizeram a diferença. É o caso, por exemplo, de uma conselheira tutelar que se deparou, após denúncia anônima, com uma adolescente de 17 anos presa numa cela juntamente com outros 20 detentos, em situação de total violação de direitos humanos. Ou a luta de uma professora de primeira série ao ter enfrentado, sem medo, a resistência da direção de sua escola e levado o caso de um aluno faltoso para o Conselho Tutelar, possibilitando que o menino fosse retirado de uma situação de negligência familiar.

Em 2008, o concurso recebeu 952 histórias de todas as regiões do Brasil. A novidade desta 5ª edição é que, além de textos, os causos poderão também ser enviados no formato vídeo. Os que optarem pela produção audiovisual não precisam ser profissionais: serão aceitos vídeos gravados com celular, máquina fotográfica digital ou filmadora.

As inscrições para o 5º Concurso Causos do ECA podem ser feitas pelo Portal Pró-Menino (www.promenino.org.br), e os materiais podem ser enviados até o dia 2 de junho. São duas as categorias para inscrição: “ECA como instrumento de transformação” e “ECA na Escola”. O regulamento completo e as dicas para produzir o texto ou o vídeo também estão disponíveis no Portal.

Os resultados serão revelados no segundo semestre, e os vencedores, anunciados em um evento em São Paulo. O concurso distribuirá prêmios em dinheiro que variam de R$ 5 mil a R$ 10 mil, valores sujeitos à tributação.

O Concurso Causos do ECA é uma iniciativa da Fundação Telefônica, em parceria com a Andi (Agência de Notícias dos Direitos da Infância), por meio do Portal Pró-Menino, que foi desenvolvido em conjunto com o Ceats (Centro de Empreendedorismo Social e Administração em Terceiro Setor), da FIA (Fundação Instituto de Administração).

Fundação Telefônica abre inscrições para o 5º Concurso Causos do ECA