A publicação Coleção Classes Multisseriadas em Escolas do Campo faz parte do projeto Escolas Rurais Conectadas e busca impulsionar metodologias para o campo.

Fundação Telefônica Vivo lança Coleção Classes Multisseriadas em Escolas do Campo

A coleção de seis volumes aborda as peculiaridades do ensino dentro de classes de séries e idades variadas.

Das mais de 70 mil escolas que cobrem o território nacional, 42 mil delas são escolas rurais. Em 74% dessas unidades, as classes são multisseriadas, o que significa que alunos de diferentes idades e séries ocupam o mesmo espaço e interagem com um só professor. Esse ambiente único de aprendizado, sujeito a todas as pluralidades de sua região, merece ser debatido com profundidade no meio pedagógico. E foi pensando nisso que a Fundação Telefônica Vivo, em parceria com o Instituto Chapada de Educação e Pesquisa (ICEP), lança em agosto a Coleção Classes Multisseriadas em Escolas do Campo.

A publicação faz parte do projeto Escolas Rurais Conectadas, iniciativa da Fundação que impulsiona a criação de metodologias próprias para o campo, respeitando as particularidades desses complexos e variados espaços do aprender. Ela auxilia o educador rural – que por si só já é um mediador diferenciado entre idades e vivências distintas – a adotar processos que contemplem a diversidade de seus alunos e os impulsionem a interagir com seu entorno, utilizando também a tecnologia como fortalecimento de relações entre a escola e a comunidade.

Todo o material estará disponível para download no Acervo da Fundação Telefônica Vivo, em Classes Multisseriadas – Coleção Completa. A distribuição gratuita e digital garante que o material alcance o maior número de educadores e alunos, e possam servir como uma apostila estimulante na compreensão e na melhora do ensino nas escolas rurais.