Saltar para o menu de navegação
Saltar para o rodapé
Saltar para os conteúdos
Saltar para o menu de acessibilidade

Guia 2.5 para desenvolvimento de negócios de impacto

Focado em desenvolvimento de negócios de impacto, Guia 2.5 tem participação do Programa Pense Grande

De um lado, empreendedores com a missão de trazer soluções para desafios socioambientais em um modelo de negócio sustentável e financeiramente positivo. De outro, organizações privadas e do terceiro setor que podem impulsionar o crescimento dos empreendimentos.

Em outubro de 2015, o Instituto Quintessa elaborou o Guia 2.5 para desenvolvimento de negócios de impacto com o intuito de facilitar a conexão entre os dois grupos, além de ajudar os empreendedores a tomar decisões estratégicas com base em informações qualificadas sobre as organizações.

Após mais de dois mil acessos, o Guia 2.5 ganhou uma nova versão em 2017. Agora é possível visualizar o perfil detalhado de 34 iniciativas em um formato interativo, que permite ao empreendedor colocar informações sobre o estágio do seu negócio e localização para saber quais são iniciativas mais recomendadas a cada projeto.

“Percebemos que era hora de atualizar os conteúdos, ampliar os conceitos e incluir novas organizações que estivessem preparadas para lidar com os empreendedores desde estágios iniciais até etapas mais avançadas do negócio”, explica Anna Aranha, diretora do Quintessa e responsável pela publicação.

A edição de 2017 foi lançada no último dia 13 de dezembro, no Unibes Cultural, em São Paulo, para um público de empreendedores e representantes das organizações que fazem parte do Guia 2.5, como a Fundação Telefônica Vivo.  A instituição foi uma das convidadas para participar do projeto por meio do Programa Pense Grande Incubação, iniciativa que apoia empreendimentos sociais de jovens em diversas regiões do país.

Pense Grande Incubação

Na fase Incubação do Pense Grande, jovens de 18 a 29 anos podem inscrever suas ideias ou iniciativas já em andamento voltadas para soluções de impacto social e uso da tecnologia. Ao serem selecionados, os jovens recebem assessorias online e presenciais exclusivas, orientações com mentores e apoio financeiro em uma etapa que tem 10 meses de duração. Conheça todos os benefícios do Pense Grande Incubação.

Ecossistema estruturado

Após a apresentação das principais novidades e indicadores da edição 2017, a diretora executiva do Instituto Cidadania Empresarial, Célia Cruz, patrocinador do Guia, subiu ao palco para falar sobre o panorama atual dos negócios de impacto no Brasil.

Durante o bate-papo com a diretora do Quintessa, Célia destacou a importância da entrada participantes no Guia para estimular os negócios de impacto e o trabalho das incubadoras e aceleradoras neste processo.

“Queremos criar um ecossistema estruturado que fortaleça os intermediários para que os empreendedores façam melhor o seu trabalho. É preciso que o Guia saia da nossa bolha e seja um movimento que nos ajude a resolver problemas sociais e mensurar impactos em uma linguagem única”, afirma Célia.

A nova edição do Guia 2.5 estará disponível em breve no site http://www.guiadoisemeio.com.br.

Guia de apoio ao empreendedor é lançado em São Paulo
Guia de apoio ao empreendedor é lançado em São Paulo