Pautada na educação integral e na valorização da comunidade, EMEF Amorim Lima está entre as 178 mais inovadoras do país

Série Janelas de Inovação, da Fundação Telefônica Vivo, conta história da EMEF Amorim Lima, em São Paulo

Pautada na educação integral e na valorização da comunidade, EMEF de SP está entre as 178 mais inovadoras do país

No 28º episódio da série Janelas de Inovação, produzida pela Fundação Telefônica Vivo em parceria com o canal Futura, é possível descobrir como a EMEF Desembargador Amorim Lima, escola sem divisão por série e sem aulas tradicionais, mantém-se há 20 anos como uma referência de ensino em todo o Brasil.

Pautada pela educação integral, a Amorim Lima, localizada na zona sul de São Paulo, é uma das seis escolas apoiadas pela Fundação no programa Inova Escola, desde 2013. Foi uma das primeiras do Brasil a inovar na área, em um processo iniciado em 1998 e inspirado na Escola da Ponte, de Portugal.

A transformação começou arrancando as grandes e nunca mais parou, estimulando inclusive outras escolas, como a EMEF Campos Salles, também da capital paulista e outra integrante do Inova Escola.

O episódio apresentado na última quinta-feira (26) do Janelas de Inovação mostrou como foram as mudanças e como a Amorim Lima valoriza o estudante e os pais em seu dia a dia. Depois das grades, que abriram a escola para comunidade, foram as paredes das salas que saíram, dando lugar a amplos espaços para turmas multisseriadas, nas quais grupos de até cinco alunos, orientados pelos educadores, traçam os próprios roteiros de pesquisa e aprendizagem.

Autonomia, respeito e responsabilidade são palavras incorporadas ao cotidiano, no qual a gestão do espaço escolar é dividida entre educadores, estudantes e pais. Essa fórmula, aliada à inserção das Tecnologias de Informação e Comunicação (TICs) no projeto pedagógico, parece ser um dos segredos que levaram a EMEF a ser considerada uma das 178 mais inovadoras do país, segundo o Mapa da Inovação e Criatividade, do Ministério da Educação (MEC).

Para conhecer melhor a EMEF Amorim Lima, assista ao episódio. A série Janelas da Inovação é exibida toda quinta-feira, às 22h, no canal do Youtube da Fundação e no Canal Futura. Os documentários já exibidos estão disponíveis no site da Fundação Telefônica Vivo.

Janelas de Inovação: como a gestão compartilhada com estudantes e pais transformou a Amorim Lima