Um segmento específico da população está fazendo jus à fama e tem se destacado no envolvimento em questões sociais: o jovem. Saiba mais!

Jovens engajados + familiaridade com tecnologia = sociedade melhor para todos

Será que o brasileiro é mesmo solidário, como prega a cultura popular? Um segmento específico da população está fazendo jus à fama e tem se destacado no envolvimento em questões sociais: o jovem.

Idealizadora do programa Social Good Brasil, Fernanda Bornhausen Sá credita isso à familiaridade das novas gerações com recursos tecnológicos. “Eles têm contato desde cedo. E isso se reflete na utilização cada vez mais frequente da tecnologia em causas sociais.”

Para exemplificar, Fernanda lembra que no seminário Social Good Brasil, que aconteceu em setembro, com nosso apoio, o público conheceu muitos projetos de cunho social criados por jovens empreendedores. “Ficamos felizes em ver a preocupação e a solidariedade deles, expressas em iniciativas instigantes”, comemora.

Voluntariado digital

Uma das possibilidades de fazer o bem com intermédio da tecnologia é a realização de atividades voluntárias à distância. Fernanda, que também idealizou o Portal Voluntários Online, diz que essa forma de protagonismo social tem se tornado cada vez mais comum, dentre outras razões, por conta da chegada da Internet com custo acessível a todo o País.

“As pessoas têm agendas muito cheias, com compromissos profissionais, sociais etc., e têm dificuldade de reservar tempo para o trabalho voluntário”, pondera, acrescentando, ainda, que a dificuldade de locomoção urbana também dificulta o voluntariado presencial, tornando a prática on-line uma ótima alternativa. A pessoa pode usar seu tempo livre, seja à noite, aos finais de semana ou quando preferir, para colocar a mão na massa.

Jovens engajados + familiaridade com tecnologia = sociedade melhor para todos