Engajamento, interatividade e transformação. Baseado nesses três propósitos, o projeto traz novos elementos e premiações para incentivar o aprendizado

Imagem mostra uma pessoa de costas olhando para um notebook onde na tela se vê a plataforma Escolas Conectadas

Um dos caminhos para gerar mudanças significativas na educação brasileira é trazer metodologias inovadoras para a formação de professores. À medida que a sociedade se transforma, as formas de engajamento de estudantes e educadores também precisam ser atualizadas. Pensando na importância de acompanhar esse movimento, o  Escolas Conectadas redesenhou a estrutura da plataforma, baseada em uma dessas tecnologias inovadoras: a gamificação.

A iniciativa faz parte do Profuturo, programa global da Fundação Telefônica Vivo e da Fundação Bancária “la Caixa”, que tem como principal compromisso propagar a inovação educativa e as competências do século XXI através da formação continuada dos professores.

A partir de agora, o Escolas Conectadas passa a contar com recursos que transformarão a experiência do usuário na plataforma e nos cursos. Utilizando elementos como interatividade, níveis de desenvolvimento, compartilhamento, personalização e até mesmo recompensas, a gamificação pretende trazer o modelo de diversão e engajamento dos jogos para incentivar o aprendizado dos educadores.
Entenda mais sobre as novidades da plataforma!

Status de desenvolvimento

Assim como nos jogos de videogame, o cursista do Escolas Conectadas estará vinculado a um nível, que pode variar de 1 a 5, dependendo da sua carga horária na plataforma. Os níveis vão sendo desbloqueados à medida que o usuário conclui satisfatoriamente os cursos e consequentemente soma horas, ganhando cada vez mais conhecimento nessa busca constante por inovação.

Conforme o educador avança, ele vai conquistando selos e pode compartilhar essas aquisições com os outros colegas. Existem badges (selos) de comportamento, traçados de acordo com os objetivos de transformação do Escolas Conectadas, badges por caminho da inovação e badges por curso escolhido.

Infográfico Escolas Conectadas

Reações nas publicações

A plataforma adotou as famosas “reações”, parecidas com as do Facebook e do LinkedIN, que servem como mediação de diálogos e forma de manifestar apoio entre os participantes no fórum. Você pode congratular um colega, fazer recomendações e estimular a troca de conhecimentos com a ajuda deste mecanismo.

Botões da plataforma com os nomes Curti, Adorei, Inspirador

Compartilhando conquistas e avaliações

O Escolas Conectadas permitirá que cada conquista dos participantes seja compartilhada nas redes sociais. Seja para comemorar a conclusão de mais um curso ou anunciar um novo selo recebido pelo desempenho, os links diretos de compartilhamento estarão presentes em cada ação.  E se o educador indicar a plataforma para 3 ou mais amigos e eles se inscreverem em um curso, receberá o selo de cursista multiplicador, que contará pontos para as premiações.

Tutor Júnior

Quando um educador concluir mais de 20 cursos na plataforma Escolas Conectadas, ele poderá se voluntariar para ser mediador ou tutor de ambas das formações disponíveis na plataforma. Isso fará dele um tutor júnior voluntário com a oportunidade de tirar dúvidas e oferecer apoio aos educadores que estão trilhando a jornada.

Personalização

Os cursistas também contarão com uma área personalizada de perfil, onde terão a oportunidade de escolher um avatar e compartilhar as conquistas e badges acumulados ao longo das trilhas de desenvolvimento. A cada conclusão de curso, a plataforma liberará um objeto que faz parte de uma figura maior. Conforme outros cursos são concluídos, a imagem fica mais próxima de ser completada. Quando o educador realizar as 26 formações disponíveis, ganhará seu nome completo em uma aba na plataforma.

Outro recurso que ajuda no controle e na personalização do acesso dos usuários é o timer, que determina precisamente qual é a data de término do curso. Isso permite uma melhor gestão do tempo dedicado a cada módulo.

Inspirações

Com o intuito de estreitar o vínculo entre os participantes, essa nova funcionalidade traz inspiração e uma série de elementos que favorecem a interatividade.

O primeiro deles é o compilado dos melhores momentos das edições anteriores de cada curso. Na página de cada curso haverá relatos de educadores que já desenvolveram práticas inspiradas na formação e dicas para potencializar a experiência podem servir como grande fonte de motivação para quem está começando.

Reconhecimento

Dentre as novidades do Escolas Conectadas, também estão previstas algumas ações de reconhecimento e premiação aos cursistas de acordo com critérios como engajamento, aproveitamento e conclusão de cursos. Outros aspectos serão levados em consideração se houver um empate, como, por exemplo, o número de caminhos para a inovação completados e a quantidade de vezes que o participante compartilha suas conquistas com as redes.

Em breve, você conhecerá todos os requisitos para ser um dos educadores premiados!

Plataforma Escolas Conectadas ganha recursos gamificados