Saltar para o menu de navegação
Saltar para o rodapé
Saltar para os conteúdos
Saltar para o menu de acessibilidade

O projeto Escolas Rurais Conectadas, destinado a levar formação e conexão a escolas da Zona Rural no Brasil, fica entre os 5 finalistas do maior prêmio do setor de tecnologia móvel.

A menção na categoria “Desenvolvimento Social e Econômico” foi recebida pelo diretor-presidente da organização, Américo Mattar

O projeto Escolas Rurais Conectadas destacou-se entre os 5 finalistas na categoria Desenvolvimento Social e Econômico.

O projeto Escolas Rurais Conectadas rendeu à Fundação Telefônica Vivo um dos maiores reconhecimentos do setor de Telecom, ficando entre os 5 finalistas na categoria “Desenvolvimento Social e Econômico” do prêmio internacional GSMA’s Global Mobile Awards (o novo “Glomo Awards”) 2016. O anúncio foi feito nesta terça-feira (23), durante o Mobile World Congress (GSMA), conferência internacional que acontece entre 22 e 25 de fevereiro, na cidade catalã de Barcelona (ES).

A menção foi recebida pelo diretor-presidente da organização, Américo Mattar, que marcou presença no evento e comentou a importância desta colocação. “Trata-se do reconhecimento de um trabalho realizado com muita dedicação por cada um dos colaboradores envolvidos no projeto”, comemorou, lembrando ainda relevância do programa, que se dedica a levar formação e conexão a escolas da Zona Rural no Brasil.

Em sua 21º edição, o Glomo Awards recebeu 930 inscrições, um número recorde que, segundo o diretor de Marketing do Congresso, Michael O’Hara, reflete a diversidade e o ritmo de inovação do setor.

O processo de apuração foi conduzido por um júri independente, formado por especialistas reconhecidos internacionalmente, jornalistas, acadêmicos e representantes do mercado de telefonia móvel. Em um primeiro momento, foram selecionados 285 candidatos a 40 prêmios, distribuídos por 8 categorias: “A Vida Conectada”, “Melhores Serviços”, “Desenvolvimento Social e Econômico”, “Melhores Apps”, “Melhor Tecnologia Móvel”, “Melhores Aparelhos e Dispositivos”, “Excelência Governamental”, “Conquista Excepcional” – esta última incluindo uma subcategoria para lideranças femininas no setor.

De acordo com os critérios, o programa Escolas Rurais Conectadas mereceu destaque entre os 5 finalistas pelo papel que exerce na melhoria de qualidade na educação brasileira, uma contribuição vital a um país em desenvolvimento. Conforme descrito no site do GSMA, as oportunidades de alcançar comunidades a despeito de sua localização geográfica ou situação econômica são cada vez mais o foco de modelos de negócio inovadores, pois possibilitam benefícios “ganha-ganha” entre negócios, comunidades e pessoas.

A categoria “Desenvolvimento Social e Econômico”, em particular, reconhece a inovação em programas, produtos, apps, serviços e dispositivos móveis, que tem um efeito tangível na inclusão, acessibilidade e vitalidade de mercados emergentes e economias digitais. O Escolas Rurais Conectadas concorreu à “Melhor Inovação Móvel para Mercados Emergentes”.

Para citar algumas conquistas do programa, até 2015, o Escolas Rurais Conectadas já conectou 12 mil escolas do campo em 9 estados do Brasil e, em sua plataforma online, atendeu a mais de 1.200 professores que, por sua vez, aplicaram seus conhecimentos em sala de aula, impactando aproximadamente 27 mil alunos.

O reconhecimento internacional é importante, pois dissemina os resultados práticos desta iniciativa da Fundação Telefônica Vivo, que, segundo enaltece Américo Mattar, “atua fortemente para melhorar a qualidade de ensino e aprendizagem em escolas nas áreas rurais, que enfrentam carência de recursos básicos, como formação e transporte”.

Prêmio Global Mobile (Glomo Awards) 2016 reconhece iniciativa da Fundação Telefônica Vivo
Prêmio Global Mobile (Glomo Awards) 2016 reconhece iniciativa da Fundação Telefônica Vivo