Duas escolas brasileiras foram premiadas pelo 11º Concurso Internacional EducaRede. Saiba quais são!

Professores brasileiros estão entre os vencedores do Concurso Internacional EducaRede

Duas escolas brasileiras, o Colégio Estadual Embaixador José Bonifácio, de Petrópolis (RJ), e a Escola de Ensino Fundamental e Médio Egídia Cavalcante Chagas, de Nova Morada (CE), foram premiadas pelo 11º Concurso Internacional EducaRede, promovido pela Fundação Telefônica da Espanha entre março e junho último. As duas instituições de ensino inscreveram trabalhos pedagógicos desenvolvidos de forma colaborativa, utilizando as Tecnologias da Informação e Comunicação (TIC).

Destinado a alunos e professores da educação infantil ao ensino médio, a finalidade do concurso é fomentar o trabalho em equipe em torno das TIC, reconhecendo o esforço do professorado em introduzi-las nos processos de ensino-aprendizagem. A Fundação recebeu 1.100 trabalhos procedentes de 19 países da Europa, América do Norte, América Central e América do Sul. Do Brasil, foram 114 inscritos.

O professor Guilherme Erwin Hartung, do colégio José Bonifácio, ficou em 2º lugar na modalidade Experiências Didáticas, com o projeto “Fractal Multimídia – Fábrica de Objetos de Aprendizagem”. Já a professora Francisca Gardênia Silva, da escola Egídia Cavalcante Chagas, obteve a 3ª colocação na modalidade Web, com o projeto “Tá na pista! Escola Egídia na direção!”. Como prêmio, cada uma das escolas ganhou uma lousa digital e um projetor multimídia.

Jogos educativos e cidadania

O trabalho de Petrópolis simula uma empresa multimídia de construção de jogos educativos, na qual os estudantes desenvolvem os objetos de aprendizagem em software livre e depois compartilham os produtos na web, todos encomendados e utilizados por outros estudantes, professores e comunidade escolar. Os usuários desses produtos,  de escolas de diferentes regiões do país, podem interferir, criticar, requisitar novos materiais, fazer download dos produtos disponíveis, modificá-los e publicá-los com novas características.

Para criar o projeto, o professor Hartung conciliou o interesse e a identificação dos jovens por jogos com a carência de objetos de aprendizagem de qualidade, acessíveis e contextualizados. O resultado foi a encomenda de vários jogos, animações e realidade aumentada com conteúdos curriculares realizada por outros professores. Todos os alunos da escola foram beneficiados com o projeto, desde os que simplesmente usaram os produtos em aula até os que desenvolveram esses objetos.

A equipe de Nova Morada concorreu com um site construído  por alunos e professores, com a intenção de despertar nos cidadãos do município cearence a consciência para a necessidade de melhoria na qualidade do trânsito local. O projeto começou na aula de Sociologia e foi precedido de pesquisa no Portal EducaRede, palestras para a comunidade, mobilizações em semáforos e participação em sessão da Câmara Municipal, entre outros.

Todo o conteúdo do site foi elaborado com  planejamento sobre a composição das páginas, a divisão dos subtemas e o design.  Entre as seções do site, estão “Trânsito em Nova Morada”, “Motoristas e Pedestres”, “Violência no Trânsito”, “Álcool e Direção”, “Educação no Trânsito”, “Transporte Escolar” e um quiz elaborado pelos estudantes, que se dividem nas tarefas. Um dos resultados do projeto foi a introdução da problemática do trânsito na pauta dos temas em discussão na comunidade.

Sobre o EducaRede
Promover inovação nas ferramentas educacionais, por meio do estímulo à inclusão digital e ao uso das novas tecnologias como recurso pedagógico, sobretudo nas escolas públicas, é a premissa do Programa EducaRede. O grande desafio do programa, implementado no Brasil há oito anos, é estar sempre à frente das novidades relacionadas à tecnologia, contribuindo para que possam ser aplicadas à educação e chegar aos educadores de maneira acessível e estimulante.

Sobre a Fundação Telefônica
A Fundação Telefônica gerencia a maior parte da Ação Social e Cultural do Grupo Telefônica no mundo, demonstrando o compromisso da empresa com as sociedades junto às quais atua. A instituição está presente na Argentina, Brasil, Chile, Colômbia, Espanha, México, Peru, Equador e Venezuela e também desenvolve programas junto a operadoras locais da Telefônica na Guatemala, Nicarágua, Panamá, El Salvador e Uruguai. No Brasil, foi criada em 1999 e atua para o desenvolvimento social, através da consolidação dos direitos das crianças e dos adolescentes. Desde o início de sua atuação, mais de 500 mil pessoas já foram beneficiadas direta ou indiretamente pelos projetos que desenvolve, por meio dos programas EducaRede,  Pró-Menino, Arte e Tecnologia e Voluntários Telefônica.