Saltar para o menu de navegação
Saltar para o menu de acessibilidade
Saltar para os conteúdos
Saltar para o rodapé
Apostamos na força transformadora da educação, conectando pessoas ao conhecimento.

Em parceria com o governo estadual, projeto da Fundação Telefônica Vivo oferece formação de professores, conteúdos pedagógicos, acompanhamento nas escolas e equipamentos tecnológicos

Em parceria com o governo estadual, projeto da Fundação Telefônica Vivo oferece formação de professores, conteúdos pedagógicos, acompanhamento nas escolas e equipamentos tecnológicos.
O menor Estado brasileiro em área territorial acaba de ganhar um reforço que expandirá suas fronteiras na educação. O projeto Aula Digital, uma iniciativa da Fundação Telefônica com a Fundação Bancária La Caixa, da Espanha, chegou a Sergipe e transformará a dinâmica de ensino e aprendizado em 28 cidades por meio de uma parceria com o governo estadual em regime de colaboração com municípios, representados pela Secretaria Estadual de Educação (SEED).
Ao todo, são 310 escolas, 775 educadores das redes estadual e municipal de ensino e 18.500 estudantes beneficiados pelo projeto, que promoverá uma educação mais inovadora em regiões vulneráveis com a atuação de quatro pilares essenciais: formação de professores, conteúdos pedagógicos digitais, equipamentos tecnológicos e acompanhamento nas escolas.
Para assinarem o acordo de cooperação do projeto e oficializarem a concretização da parceria, o diretor presidente da Fundação Telefônica Vivo, Americo Mattar, o governador em exercício de Sergipe, Belivaldo Chagas Silva, e o secretário de educação do Estado, Jorge Carvalho, estiveram presentes em um evento realizado em Aracaju em 12 de julho. Na ocasião, também participaram prefeitos e secretários municipais de educação, além de gestores das escolas, parceiros e convidados.
“Hoje começamos uma nova etapa na educação aqui em Sergipe. Queremos construir uma proposta educacional inovadora, junto com a Secretaria, que transforme a qualidade do ensino e incentive o desenvolvimento de nossas crianças,” afirmou Americo Mattar na abertura do evento.
Segundo o secretário Jorge Carvalho, o projeto chega em um bom momento para fortalecer os esforços que já são realizados pela Secretaria. “Há três anos estamos lutando para aperfeiçoar a qualidade do ensino público em Sergipe, e receber o apoio de uma instituição como a Fundação contribui muito com nosso trabalho.”
Para o governador em exercício, Belivaldo Chagas Silva, Estados e municípios precisam abraçar um projeto único para que os investimentos em educação avancem e tenham continuidade. “Não dá para desenvolver projetos de forma individualizada, a união é essencial para alcançarmos uma escola com estudantes e educadores de autoestima elevada”, afirma.

huge_it_slider id=”22″

Desafios e oportunidades
“Vamos aprofundar o debate e pensar qual o tipo de educação a gente precisa para reconstruir o Brasil?”
A fala inicial da fundadora e presidente do Movimento Todos pela Educação, Priscila Cruz, propôs aos participantes do evento uma reflexão sobre o papel de cada um em prol de uma educação de qualidade.
Convidada para ministrar uma palestra sobe os desafios e oportunidades para o Estado no campo educacional, Priscila ressaltou os aspectos que considera essenciais para qualquer política relacionada à educação. “Precisamos garantir o patamar adequado de aprendizagem para todos, de escolas decentes, de professores preparados e motivados e de uma escola que faça sentido para todos os estudantes”.
Priscila aproveitou para reforçar a fala do governador sobre a importância de unir todas as instâncias. “É necessário que o país, os Estados e os municípios optem pela educação, se não estaremos o tempo todo repetindo as crises que vivemos hoje”, conclui.

O projeto
A realização do Aula Digital em Sergipe contará com o apoio do Instituto Paramitas como parceiro executor do projeto. Os educadores participantes receberão até 50 horas de formação presencial sobre temas ligados à inovação educativa, ferramentas de acompanhamento do processo de aprendizagem personalizado dos estudantes e inspirações para novas experiências educacionais. Também serão disponibilizados conteúdos pedagógicos digitais em um ambiente virtual de aprendizagem colaborativa.
Após a etapa de formação sobre práticas inovadoras, as escolas serão beneficiadas com kits tecnológicos compostos por notebook e roteador para o professor e tablets para alunos, além de projetor e tela de projeção. Os educadores receberão, ainda, visitas regulares de um facilitador do projeto, com o objetivo de acompanhar o processo de aprendizagem e prestar apoio aos educadores em sala de aula com sugestões de atividades e conteúdos.

Title

Projeto Aula Digital, de inovação na educação, chega a 310 escolas de Sergipe
Projeto Aula Digital, de inovação na educação, chega a 310 escolas de Sergipe