Saltar para o menu de navegação
Saltar para o rodapé
Saltar para os conteúdos
Saltar para o menu de acessibilidade

Em parceria com o governo estadual, projeto da Fundação Telefônica Vivo oferece formação de professores, conteúdos pedagógicos, acompanhamento nas escolas e equipamentos tecnológicos

Projeto Aula Digital, de inovação na educação, chega a 310 escolas de Sergipe

Em parceria com o governo estadual, projeto da Fundação Telefônica Vivo oferece formação de professores, conteúdos pedagógicos, acompanhamento nas escolas e equipamentos tecnológicos.
O menor Estado brasileiro em área territorial acaba de ganhar um reforço que expandirá suas fronteiras na educação. O projeto Aula Digital, uma iniciativa da Fundação Telefônica com a Fundação Bancária La Caixa, da Espanha, chegou a Sergipe e transformará a dinâmica de ensino e aprendizado em 28 cidades por meio de uma parceria com o governo estadual em regime de colaboração com municípios, representados pela Secretaria Estadual de Educação (SEED).
Ao todo, são 310 escolas, 775 educadores das redes estadual e municipal de ensino e 18.500 estudantes beneficiados pelo projeto, que promoverá uma educação mais inovadora em regiões vulneráveis com a atuação de quatro pilares essenciais: formação de professores, conteúdos pedagógicos digitais, equipamentos tecnológicos e acompanhamento nas escolas.
Para assinarem o acordo de cooperação do projeto e oficializarem a concretização da parceria, o diretor presidente da Fundação Telefônica Vivo, Americo Mattar, o governador em exercício de Sergipe, Belivaldo Chagas Silva, e o secretário de educação do Estado, Jorge Carvalho, estiveram presentes em um evento realizado em Aracaju em 12 de julho. Na ocasião, também participaram prefeitos e secretários municipais de educação, além de gestores das escolas, parceiros e convidados.
“Hoje começamos uma nova etapa na educação aqui em Sergipe. Queremos construir uma proposta educacional inovadora, junto com a Secretaria, que transforme a qualidade do ensino e incentive o desenvolvimento de nossas crianças,” afirmou Americo Mattar na abertura do evento.
Segundo o secretário Jorge Carvalho, o projeto chega em um bom momento para fortalecer os esforços que já são realizados pela Secretaria. “Há três anos estamos lutando para aperfeiçoar a qualidade do ensino público em Sergipe, e receber o apoio de uma instituição como a Fundação contribui muito com nosso trabalho.”
Para o governador em exercício, Belivaldo Chagas Silva, Estados e municípios precisam abraçar um projeto único para que os investimentos em educação avancem e tenham continuidade. “Não dá para desenvolver projetos de forma individualizada, a união é essencial para alcançarmos uma escola com estudantes e educadores de autoestima elevada”, afirma.

huge_it_slider id=”22″

Desafios e oportunidades
“Vamos aprofundar o debate e pensar qual o tipo de educação a gente precisa para reconstruir o Brasil?”
A fala inicial da fundadora e presidente do Movimento Todos pela Educação, Priscila Cruz, propôs aos participantes do evento uma reflexão sobre o papel de cada um em prol de uma educação de qualidade.
Convidada para ministrar uma palestra sobe os desafios e oportunidades para o Estado no campo educacional, Priscila ressaltou os aspectos que considera essenciais para qualquer política relacionada à educação. “Precisamos garantir o patamar adequado de aprendizagem para todos, de escolas decentes, de professores preparados e motivados e de uma escola que faça sentido para todos os estudantes”.
Priscila aproveitou para reforçar a fala do governador sobre a importância de unir todas as instâncias. “É necessário que o país, os Estados e os municípios optem pela educação, se não estaremos o tempo todo repetindo as crises que vivemos hoje”, conclui.

O projeto
A realização do Aula Digital em Sergipe contará com o apoio do Instituto Paramitas como parceiro executor do projeto. Os educadores participantes receberão até 50 horas de formação presencial sobre temas ligados à inovação educativa, ferramentas de acompanhamento do processo de aprendizagem personalizado dos estudantes e inspirações para novas experiências educacionais. Também serão disponibilizados conteúdos pedagógicos digitais em um ambiente virtual de aprendizagem colaborativa.
Após a etapa de formação sobre práticas inovadoras, as escolas serão beneficiadas com kits tecnológicos compostos por notebook e roteador para o professor e tablets para alunos, além de projetor e tela de projeção. Os educadores receberão, ainda, visitas regulares de um facilitador do projeto, com o objetivo de acompanhar o processo de aprendizagem e prestar apoio aos educadores em sala de aula com sugestões de atividades e conteúdos.

MAPA Conheça os municípios de Sergipe que receberão o Projeto Aula Digital Arauá, Aracaju, Areia Branca, Capela, Carmópolis, Cristinápolis, Cumbe, Divina Pastora, Feira Nova, Gararu, Indiaroba, Itabaianinha, Laranjeiras, Malhador, Maruim, Moita Bonita, Nossa Senhora das Dores, Nossa Senhora do Socorro, Poço Verde, Ribeirópolis, Santa Luzia do Itanhy, São Cristóvão, Simão Dias, Siriri, Umbaúba, Itabaiana, Graccho Cardoso e Lagarto

Projeto Aula Digital, de inovação na educação, chega a 310 escolas de Sergipe
Projeto Aula Digital, de inovação na educação, chega a 310 escolas de Sergipe