Saltar para o menu de navegação
Saltar para o rodapé
Saltar para os conteúdos
Saltar para o menu de acessibilidade

Imagem mostra um homem de máscara pegando uma sacola das mãos de outra pessoa usando luvas descartáveis

Desafios de como tornar o mundo um lugar melhor é o que não faltam. São tantas situações que geram incômodos, que muitas vezes não sabemos bem como agir para fazer nossa parte e contribuir de alguma forma. Mas o primeiro passo antes de qualquer atuação é entender quais causas fazem seus olhos brilharem.

Em 2015, os 193 países que integram a Organização das Nações Unidas (ONU), entre eles o Brasil, definiram em conjunto metas para alcançar um desenvolvimento sustentável até 2030. São os chamados Objetivos de Desenvolvimento Sustentável (ODS).

Ao todo são 17 e abordam as mais diversas frentes sociais, como educação, economia, trabalho e saúde. O compromisso em atingir as metas que compõem cada um dos objetivos visa acabar com a pobreza, promover prosperidade e bem-estar às nações e neutralizar a devastação ambiental.

Uma boa olhada nas metas determinadas pela ONU ajuda a trazer luz sobre temas prioritários e como atuar diante deles. Faça o nosso quiz e descubra quais ODSs mais te motivam a promover impacto social, mesmo que na sua casa, na sua comunidade ou nos grupos que você integra.

1 - Qual das manchetes abaixo, extraídas de portais de notícias, te causa mais indignação?

3 - Você está com um tempinho sobrando para se dedicar a um projeto. Qual das atividades abaixo você escolheria?

4 - Você ganhou um ticket premiado e poderá escolher uma das personalidades abaixo para jantar com você. Quem você convidaria?

5 - Qual das frases abaixo te inspira mais?

6 - Qual dos TED Talks abaixo você assistira primeiro (ou de novo)?

Resultado:
Quiz: qual causa social te move?
Quiz: qual causa social te move?