Saltar para o menu de navegação
Saltar para o rodapé
Saltar para os conteúdos
Saltar para o menu de acessibilidade

Confira as matérias mais lidas sobre educação no site da Fundação Telefônica Vivo.

Educação é um assunto que desperta cada vez mais a atenção dos brasileiros. Foi o que mostrou o 2° Congresso Internacional de Jornalismo de Educação, organizado pela Associação de Jornalistas de Educação (Jeduca), que traçou um panorama sobre a educação brasileira.

Outro importante evento foi o 7º Fórum Nacional Extraordinário da Undime, que mobilizou cerca de 1.500 dirigentes, técnicos de secretarias e educadores para discutir assuntos estratégicos da educação: de financiamento à adoção da Base Nacional Comum Curricular (BNCC), até formação de professores, processos de aprendizagem e ensino.

A BNCC também foi tema central do Educação 360 em São Paulo. Já no Rio de Janeiro, a quinta edição do evento reuniu especialistas do mundo inteiro para mais de 20 atividades e painéis de debates sobre educação em diferentes níveis.  Realizado pelos jornais O Globo e Extra, com apoio da Fundação Telefônica Vivo, o evento inspirou os participantes a repensar formatos da educação na sala de aula.

Em parceria com o jornal Folha de S. Paulo, a Fundação Telefônica Vivo promoveu a 3ª edição do Seminário de Inovação Educativa, evento que marcou o lançamento oficial do Movimento de Inovação na Educação (MIE)  uma iniciativa que integra redes, escolas, ativistas, profissionais e organizações pela transformação na educação.

O ano de 2018 também foi marcante para o projeto Aula Digital. Após uma experiência bem-sucedida em Manaus e Sergipe, a iniciativa chegou ao terceiro território brasileiro – Viamão- RS. Por meio de uma articulação com a Secretaria Municipal de Educação de Viamão, o projeto se comprometeu a atender 56 escolas da região, beneficiando 15.456 estudantes. Cerca de 560 educadores já começaram a receber as formações que devem durar até o próximo ano.

Seguindo a linha de temas de interesse no universo educacional, selecionamos as cinco matérias que mais se destacaram no site da Fundação Telefônica Vivo ao longo do ano. Relembre!

Quatro maneiras de falar sobre suicídio na escola

Imagem mostra quadro onde se vê rosto formado por borrões de tinta – matéria que aborda como falar sobre suicídio foi um dos destaques de Educação em 2018.

A divulgação de casos recentes de suicídio entre alunos de escolas particulares de São Paulo deixou em alerta muitos pais, educadores e adolescentes. Dados do Mapa da Violência 2017 mostram que já é a segunda causa de morte entre adolescentes de 15 a 19 anos. A psicóloga Alessandra Xavier e a psiquiatra Sheila Cavalcante apontaram caminhos para abordar um tema tão delicado e necessário.

Oito séries e filmes inspiradores sobre educação

Imagem mostra cena do filme Merlí, em que protagonista é jogado para cima por alunos - matéria que traz oito séries e filmes inspiradores sobre educação foi destaque em 2018.

 

Separamos uma lista de séries, filmes e documentários que têm muito a dizer sobre educação e é perfeita para se jogar no sofá e aproveitar qualquer período de férias sem culpa! Que tal fazer maratonas e aproveitar parte do tempo livre para curtir conteúdos inspiradores?

Educadores de Sergipe e Manaus passam por formação em inovação

Grupo de educadores analisa material sobre a mesa – matéria sobre formação em Sergipe e Manaus foi destaque em Educação em 2018.

 

Ao longo do ano, milhares de educadores de escolas beneficiadas pelo projeto Aula Digital, da Fundação Telefônica Vivo, receberam formação em cidades como Manaus e Sergipe. Os encontros consolidam a parceria com as redes de ensino por meio do envolvimento e da participação direta dos membros e técnicos das secretarias da educação participantes, com excelente receptividade dos educadores.

Ensino híbrido no Brasil está mais perto do que vocês imaginam

Imagem mostra três crianças sentadas em mesa e usando tablets - matéria que fala sobre ensino híbrido no Brasil foi destaque de Educação em 2018.

Especialistas já professaram: até 2030 a educação na maior parte do mundo será personalizada, centrada nos interesses de cada estudante, além de híbrida, com conteúdos online ocupando a maior parte da grade curricular. Se você pensa que nosso país está muito longe de alcançar essa realidade, melhor relembrar o que foi dito nessa matéria.

10 aplicativos para complementar o ensino em sala de aula

Em uma sociedade cada vez mais conectada, recomendar aplicativos para as mais diversas funcionalidades já faz parte da nossa rotina. Com o auxílio da professora Maidi Terezinha Dalri , listamos 10 aplicativos que atendem à realidade brasileira e podem auxiliar na interação entre educadores e estudantes, promovendo inovação, criatividade e colaboração

Em uma sociedade cada vez mais conectada, recomendar aplicativos para as mais diversas funcionalidades já faz parte da nossa rotina. Com o auxílio da professora Maidi Terezinha Dalri , listamos 10 aplicativos que atendem à realidade brasileira e podem auxiliar na interação entre educadores e estudantes, promovendo inovação, criatividade e colaboração

Retrospectiva 2018: veja o que foi destaque em Educação
Retrospectiva 2018: veja o que foi destaque em Educação