Saltar para o menu de navegação
Saltar para o rodapé
Saltar para os conteúdos
Saltar para o menu de acessibilidade

Confira as matérias mais lidas sobre voluntariado no site da Fundação Telefônica Vivo

Imagem mostra pessoas com rosto desfocado abraçadas, formando um círculo – matéria relembra os destaques em voluntariado no site da Fundação Telefônica Vivo em 2018

O ano de 2018 teve um sabor especial para a área de voluntariado da Fundação Telefônica Vivo, que além de ações solidárias destaca a importância da cidadania.

Em agosto deste ano, o Programa de Voluntariado foi contemplado com o Prêmio Viva Voluntário, na categoria “Voluntariado Empresarial”. O Programa concorreu com 300 iniciativas voluntárias de todo o Brasil, o que só enaltece os resultados atingidos e a experiência adquirida em ações solidárias ao longo dos anos.

Já em outubro, o Game do Bem recebeu o Prêmio Global de Voluntariado Corporativo 2018, na categoria “Melhor Prática Inspiradora”, ao concorrer com outras 100 iniciativas sociais de todo o mundo. A premiação foi entregue em meio a 25ª Conferência Mundial da Associação Internacional de Esforços Voluntários (IAVE), na cidade de Augsburg, na Alemanha.

A seguir, listamos as notícias que mais se destacaram no site da Fundação Telefônica Vivo.  E para entrar no clima de final de ano, as dicas ainda podem inspirar aqueles que exercitam a empatia e a cidadania por meio de ações de impacto social.  Relembre!

Projeto combate intolerância religiosa em escolas públicas

Homem conversando com cinco jovens, todos estão sentados no chão de uma igreja – matéria sobre combate à intolerância religiosa foi destaque em Voluntariado em 2018.

Dez anos depois da publicação da lei que instituiu o Dia Nacional de Combate à Intolerância Religiosa, a diversidade religiosa do Brasil ainda é motivo de discussões e conflitos na sociedade, refletindo também no campo da educação. Com o intuito de promover e incentivar práticas tolerantes dentro da sala de aula, foi criado o projeto Lugares da Religião: Espaço, Patrimônio e Cultura Material em Campinas, focado em educadores e alunos de escolas públicas no interior de São Paulo.

Voluntarismo já é realidade e alia férias à vontade de ajudar o próximo

Mulher desenha quadro em muro de escola enquanto duas meninas conversam sentadas em banco atrás dela – matéria sobre volunturismo foi destaque em Voluntariado em 2018.

Para muitos a ideia de trabalhar durante as férias pode parecer uma loucura. No entanto, é cada vez mais comum encontrar pessoas dispostas a viajar não só para conhecer um novo destino, mas também para dedicar parte do tempo livre a ajudar o próximo. O turismo voluntário, ou ‘volunturismo’, já é uma realidade. Falamos sobre instituições como a AIESEC, reconhecida pela ONU, e a Exchange do Bem, agência brasileira especializada no tema.

Designer catarinense conta como é viver sem gerar lixo

Cristal Muniz, autora do blog Um ano sem lixo, está com os braços cruzados sobre uma mesa e sorrindo para foto – matéria sobre como viver sem gerar lixo foi destaque em Voluntariado em 2018.

Que ninguém pense em oferecer um guardanapo de papel ou um copinho plástico para Cristal Muniz, designer gráfica catarinense. Há três anos, ela trava uma luta particular para reduzir o volume de resíduos no mundo e baniu esses produtos do seu cotidiano com o objetivo de viver sem lixo. Autora do blog Um ano sem lixo e do livro Uma vida sem lixo, ela fala sobre como minimizar o desperdício e conta sua experiência.

Conheça o brasileiro que luta por mais prisões humanizadas

Valdeci Ferreira está posando para foto em corredor pintado com faixas brancas e azuis – matéria sobre como a luta dele por prisões humanizadas foi destaque em Voluntariado em 2018.

Em 2017, Valdeci Ferreira ganhou o Prêmio Empreendedor Social do Ano.  O reconhecimento foi fruto do trabalho realizado há mais de 30 anos na ressocialização de condenados. Desde os 21 anos, ele atua como voluntário em presídios. Hoje, aos 55, é presidente da FBAC, a federação que congrega as APACs (Associação de Proteção e Assistência aos Condenados), e um dos principais ativistas pelos direitos humanos da população carcerária. Releia a entrevista desse empreendedor social e entenda um pouco mais da sua metodologia inovadora.

Vídeo traz emoção e ações solidárias do Dia dos Voluntários 2018

Voluntários usando camiseta roxa do Programa de Voluntariado da Telefônica Vivo se abraçam formando um círculo – matéria sobre as ações do Dia dos Voluntários foi destaque em Voluntariado em 2018.

O Dia dos Voluntários 2018 superou as expectativas mais uma vez! Neste ano, a mobilização contou com 6.816 voluntários, distribuídos em 47 cidades brasileiras. Uma grande equipe de colaboradores, que se uniu para impactar 58 instituições sociais e beneficiar 75.239 pessoas em todo o país. Relembre o vídeo que resume a sensação de participar desse momento marcante.

 

Retrospectiva 2018: veja o que foi destaque em Voluntariado
Retrospectiva 2018: veja o que foi destaque em Voluntariado