Saltar para o menu de navegação
Saltar para o rodapé
Saltar para os conteúdos
Saltar para o menu de acessibilidade

Fazendo da tecnologia uma aliada do ensino, professores e alunos trabalham a temática de forma mais dinâmica dentro e fora da sala de aula.

Fazendo da tecnologia uma aliada do ensino, professores e alunos trabalham a temática de forma mais dinâmica dentro e fora da sala de aula.
No dia 21 de dezembro se inicia o solstício de verão. Mas você sabe o que significa isso? O solstício é o fenômeno que marca o início do verão no hemisfério sul. Assim como ele, existem diversos fenômenos interessantes acontecendo no nosso planeta, como chuvas de meteoros, movimentação de planetas e estrelas e a formação da constelação. A área responsável pelo estudo desses acontecimentos é a astronomia.
A astronomia é muito importante para entender sobre o planeta em que vivemos e desperta o interesse de muitas pessoas pelo assunto. Para os estudantes do Ensino Fundamental e Médio é na escola que a temática aparece com mais frequência, a partir do contato com disciplinas como Ciências e Física. E, dentro desses ambientes de estudo, a tecnologia ganha espaço para apoiar o aprendizado.
Na hora de aprender e explorar novos cenários virtuais, o uso de aplicativos de celulares e outros meios digitais possibilitam uma experiência mais real. Uma pesquisa realizada pelo Comitê Gestor da Internet aponta que 85% das crianças e adolescentes já acessavam a internet pelo aparelho celular em 2015. Diversas plataformas disponíveis têm a proposta de ensinar e divertir ao mesmo tempo. Os aplicativos podem ser utilizados dentro das salas de aula e fora delas como forma de dinamizar a rotina do estudante.
O professor Helder Clementino, atuante há 30 anos na rede estadual de São Paulo, conhece bem as vantagens de utilizar a tecnologia como aliada nas aulas de astronomia. Em suas aulas, de Física, Ciências e nas aulas eletivas (que tratam especificamente do assunto), ele busca abordar o assunto com mais profundidade, contando com a ajuda de softwares que apresentam o espaço de forma mais real para os alunos.

Para Helder, o uso da tecnologia na sala possibilita um melhor entendimento e desperta um maior interesse por parte dos estudantes. “A astronomia dá margem para que você converse com o aluno de forma mais dinâmica. Já a tecnologia possibilita esse diálogo de forma mais leve e divertida, além de abrir o leque para pesquisas sobre a temática. Eu utilizo o Stellarium nas minhas aulas. O programa funciona no computador e mostra um céu realista em três dimensões igual ao que se vê a olho nu, com binóculos ou telescópio”, finaliza Helder.
Com o objetivo de estimular o aprendizado da astronomia de forma divertida e mais realista, confira 5 aplicativos que tratam sobre o tema.:

Logo do aplicativo

Simulado Olimpíada Brasileira de Matemática e Astronomia (OBA)  – IOS (níveis 1, 2, 3 e 4) l Android (níveis 1, 2, 3 e 4).
O aplicativo funciona como um simulado da Olimpíada Brasileira de Astronomia e Astronáutica (OBA). Organizadas em formato de quiz, as perguntas são adaptadas das provas reais. As provas são divididas em quatro níveis com conteúdo e grau de dificuldade diferente. O principal objetivo da plataforma está em treinar os usuários para as provas reais. Gratuito.
 

 

Logo do aplicativo

 

 

Solar System 3D IOS l Android
A aplicação educativa está disponível para qualquer pessoa interessada em conhecer o espaço. Por meio da plataforma, o usuário pode interagir com o sistema solar em uma navegação 3D. Além de visualizar os planetas, o aplicativo oferece informações sobre cada astro existente, entre outras ferramentas. Gratuito.
 

 

Logo do aplicativo

 

 

ISS HD Live: Terra ao vivo IOS l Android
O ISS HD Live transmite, ao vivo na tela do celular, a imagem da estação espacial internacional (ISS). É possível acompanhar por onde ela está passando com o apoio do mapa disponível na plataforma. Além disso, as câmeras instaladas na parte exterior e interior da ISS permitem a visualização do trabalho realizado pelos astronautas a bordo e, em alguns momentos, transmitem entrevistas diretamente do espaço. Gratuito.
 

 

Logo do aplicativo

 

 

Sistema Solar – Evo Books IOS lAndroid
O aplicativo é parte integrante do exclusivo Programa Educacional EvoBooks de Ensino Digital. Ele oferece uma viagem pelo Sistema Solar 3D com a apresentação dos planetas e luas. O usuário poderá entender as estações dos anos, galáxias e aproveitar de outras ferramentas. O aplicativo é indicado para estudantes e para quem é um apaixonado pelo assunto. Gratuito.
 

 

 

Logo do aplicativo

 

 

Solar Walk Lite: Planetário 3D IOS l Android
A ferramenta funciona como uma enciclopédia e mostra as órbitas reais, ordem, escala e o movimento do Sol, além dos 8 planetas com mais de 20 luas, asteroides, cometas, 9 satélites da Terra e mais de 50 estrelas. O foco do aplicativo está em proporcionar ao usuário uma interação real com os planetas. Gratuito.

Uma viagem real: cinco aplicativos sobre astronomia para ter no celular
Uma viagem real: cinco aplicativos sobre astronomia para ter no celular