Voluntariado Digital

O voluntariado digital encurta distâncias e potencializa o alcance de ações, que podem beneficiar milhares de pessoas.

A Fundação Telefônica Vivo acredita que o voluntariado digital encurta distâncias e potencializa o alcance de ações, que podem ser realizadas sem limite de tempo e espaço, beneficiando milhares de pessoas.

Em 2020, as ações digitais do Programa de Voluntariado foram ampliadas por conta da pandemia causada pelo coronavírus. Assim, as atividades que antes eram presenciais foram adaptadas para o formato digital, a fim de garantir a segurança de todos os envolvidos e continuar com ações em apoio às instituições.

Conheça algumas iniciativas digitais a seguir:

Game do Bem

O Game do Bem é uma plataforma gamificada e colaborativa, que viabiliza a prática do voluntariado digital e de atividades pelo bem comum a qualquer hora e em qualquer lugar.

Ambientado em uma cidade virtual, disponibiliza “missões do bem”, que permitem aos colaboradores da VIVO o engajamento em causas diversas e que potencializam sua participação social. A cada missão cumprida, além de ganhar pontos para o ranking geral, os participantes podem ver os resultados de suas ações traduzidos em impactos reais para a sociedade.

Possui atividades baseadas nos Objetivos de Desenvolvimento Sustentável da Organização das Nações Unidas (ONU), relacionados a diversos temas como educação, mobilidade urbana, empreendedorismo social e causas humanitárias.

Hoje o Game do Bem conta, prioritariamente com missões para conscientização e mobilização, em ações que trazem novas perspectivas e propagam o trabalho voluntário através das redes sociais e ambientes virtuais.

O Game do Bem foi reconhecido internacionalmente ao vencer o Prêmio Global de Voluntariado Corporativo 2018, na categoria “Melhor Prática Inspiradora”, entre mais de 100 indicações. Idealizada pela Associação Internacional de Esforços voluntários (IAVE), a premiação é voltada a empresas que se destacam na abordagem global do voluntariado corporativo e que apostam no voluntariado como ferramenta de transformação social.

Acesse gamedobem.com.br para saber mais!

Portal dos Voluntários

O Portal dos Voluntários reúne iniciativas organizadas pelos Comitês de Voluntariado em todo Brasil e pela Fundação, bem como as campanhas de financiamento coletivo, mais conhecidas como crowdfunding.

Durante todo o ano, a ferramenta fica disponível para o comitê incluir suas ações e para que os colaboradores da Vivo possam se inscrever e participar das iniciativas presenciais ou digitais. Em 2020, o foco nas ações on-line permitiram aos colaboradores participarem à distância atividades de qualquer região do país.

Livro Voluntariado Digital

O livro Voluntariado Digital analisa o papel da tecnologia e seus reflexos na prática do voluntariado em todo o mundo.

É fruto de uma pesquisa feita em três países sobre o crescimento da cultura digital, mostrando oportunidades e tendências de sociedades cada vez mais conectadas.

Quer saber mais? Clique e faça o download gratuito do livro Voluntariado Digital.