Saltar para o menu de navegação
Saltar para o rodapé
Saltar para os conteúdos
Saltar para o menu de acessibilidade

Educador, acesse agora os vídeos formativos sobre inovação educativa com os temas Aprendizagem criativa e Educação Mão na Massa!

A animação mostra o desenho de um homem perto de um aparelho celular do tamanho dele com vários ícones ao redor

O que significa metodologias ativas? Quais são exemplos práticos e a relação desse processo com a BNCC?  Já ouviu falar em educação mão na massa? Ou sabe como essa proposta está ligada com as competências e habilidades do século XXI?

Essas e outras questões estão respondidas nos vídeos abaixo, voltados para a temática de inovação educativa, e agora estão à disposição dos educadores em nosso acervo!

Os vídeos fazem parte do plano de comunicaçao do Desafio Inova Escola e foram realizados em parceria com o CENPEC Educação, parceiro técnico e executor do projeto. Esperamos que todos os educadores participantes ou não do Desafio possam se inspirar com as questões abordadas pelas especialistas

Aprendizagem criativa: transformando a educação com metodologias ativas, com Adriana Martinelli, Consultora em Educação.

Educação mão na massa: metodologia que valoriza o erro como forma de aprendizagem, com Juliana Ragusa, Mestre em Linguagem, Educação e Tecnologia.

 

O Desafio Inova Escola foi criado em 2019 com o objetivo promover processos inovadores no ambiente escolar, que favoreçam a construção de uma cultura de inovação na escola e o desenvolvimento dos estudantes nas habilidades do século XXI.

Educadores das redes de ensino público e privado de todo país foram convidados a identificar uma oportunidade ou necessidade para a transformação de suas escolas e traçar soluções para esses desafios, por meio de uma Trilha Formativa on-line e colaborativa, que serviu de guia para o desenvolvimento da construção de um plano de inovação.

Ao todo, foram 763 municípios e  335 equipes participantes no Brasil. Depois, 25 foram escolhidas como Destaques Regionais em votação popular e cinco Destaques Nacionais foram selecionados por uma comissão avaliadora. Os prêmios incluíram apoio financeiro e assessoria técnica para apoiar a implementação dos Planos de Inovação.

Desde março de 2020, as equipes escolares estão sendo assessoradas a distância pela coordenação técnica do CENPEC Educação, parceiro técnico e executor do Desafio Inova Escola, por meio de por meio de estratégias remotas em um formato 100% online.

Acesse a página do Desafio Inova Escola e saiba mais sobre a iniciativa!

 

Desafio Inova Escola
Desafio Inova Escola