Consed

O Consed tem a pluralidade de ideias como característica, mas sua principal bandeira é a educação pública de qualidade.

O Conselho Nacional de Secretários de Educação (Consed) é uma associação de direito privado e sem fins lucrativos que reúne as Secretarias de Educação dos Estados e do Distrito Federal. Tem a finalidade de integrar as redes estaduais de educação e intensificar a participação dos Estados nos processos decisórios das políticas nacionais.

Tem a pluralidade de ideias como característica, mas sua principal bandeira é a educação pública de qualidade.  Por meio de Grupos de Trabalho (GTs), formados por técnicos das secretarias, avança junto ao Ministério da Educação (MEC) em temas como políticas de avaliação da educação, inovação e tecnologia, formação continuada de professores e financiamento.

Em parceria com a Fundação Telefônica Vivo, orienta a Frente sobre o Novo Ensino Médio, uma das estratégias da Agenda de Aprendizagem. Formulada em março de 2019, a Agenda reúne os assuntos prioritários para Estados e Municípios e foi definida em regime de colaboração com a União dos Dirigentes Municipais de Educação (Undime).

Além disso, o Consed também atua a favor do programa de fomento às escolas de tempo integral, na construção da Base Nacional Comum Curricular e na elaboração de guias que vão orientar as redes municipais e estaduais em relação à BNCC.

Mais informações em