Voluntariado Digital

Frame do Game do Bem da Fundação Telefônica Vivo

O universo digital encurta distâncias e pode facilitar a prática da solidariedade e a participação cidadã, promovendo experiências realmente transformadoras.

O voluntariado digital potencializa o alcance de ações, que podem ser realizadas sem limite de tempo e espaço, beneficiando milhares de pessoas. A Fundação Telefônica Vivo acredita que as ações digitais podem viabilizar a prática social e por isso desenvolve, incentiva e potencializa iniciativas digitais de solidariedade. Conheça algumas a seguir:

Game do Bem

O Game do Bem é uma plataforma gamificada e colaborativa, que viabiliza a prática do voluntariado digital e de atividades pelo bem comum a qualquer hora e em qualquer lugar.

Ambientado em uma cidade virtual, disponibiliza “missões do bem”, que permitem aos colaboradores da VIVO o engajamento em causas diversas e que potencializem sua participação social. A cada missão cumprida, além de ganhar pontos para o ranking geral, os participantes podem ver os resultados de suas ações traduzidos em impactos reais para a sociedade.

As atividades são baseadas nos Objetivos de Desenvolvimento Sustentável da Organização das Nações Unidas (ONU), relacionados a diversos temas como educação, mobilidade urbana, empreendedorismo social e causas humanitárias.

O Game do Bem foi reconhecido internacionalmente ao vencer o Prêmio Global de Voluntariado Corporativo 2018, na categoria “Melhor Prática Inspiradora”, entre mais de 100 indicações. Idealizada pela Associação Internacional de Esforços voluntários (IAVE), a premiação é voltada a empresas que se destacam na abordagem global do voluntariado corporativo e que apostam no voluntariado como ferramenta de transformação social.

Para participar é muito simples:

1 – Acesse: gamedobem.com.br;

2 – Clique em novo cadastro;

3 – Realize, ao menos, duas missões que estão no menu “missões” ou na home da página em “missões sugeridas”;

4 – Siga as instruções descritas em cada missão para concluí-las. Após a realização, elas serão analisadas e aprovadas.

Acesse o site e comece a jogar. Suas ações fazem a diferença!

• Ambientado em uma cidade virtual, o Game do Bem disponibiliza missões baseadas nos ODS da ONU
  • Uma das vencedoras do Game do Bem com a gerente de Comunicação e Voluntariado, Luanda de Lima Sabença
  • Vencedor posa com Luanda de Lima Sabença, gerente de Comunicação e Voluntariado

Portal dos Voluntários

O Portal dos Voluntários reúne iniciativas organizadas pelos Comitês de Voluntariado em todo Brasil e pela Fundação, bem como as campanhas de financiamento coletivo, mais conhecidas como crowdfunding.

Durante todo o ano, a ferramenta fica disponível para o comitê incluir suas ações e para que os colaboradores da Vivo possam se inscrever e participar das iniciativas presenciais ou digitais. É mais um jeito de incentivá-los a fazerem o bem!

• Canal de financiamento coletivo reúne projetos apoiados pelos Comitês de Voluntariado em todo o país
  • A Associação Dar a Mão, de Curitiba (PR), uma das organizações que integram a plataforma Juntos, tem como missão criar uma rede de apoio para pais, familiares e crianças com agenesia de membros (atrofia de órgãos)

Livro Voluntariado Digital

O livro Voluntariado Digital analisa o papel da tecnologia e seus reflexos na prática do voluntariado em todo o mundo.

É fruto de uma pesquisa feita em três países sobre o crescimento da cultura digital, mostrando oportunidades e tendências de sociedades cada vez mais conectadas. O livro destaca 100 iniciativas que potencializam ações presenciais tendo o voluntariado digital como um forte aliado.

Quer saber mais? Clique e faça o download gratuito do livro Voluntariado Digital.

Imagem mostra capa do livro Voluntariado Digital: uma mão segurando um celular onde há um coração
A publicação mostra oportunidades e tendências de um mundo cada vez mais conectado.

Acervo

Projetos

Pense Grande

O Programa Pense Grande da Fundação Telefônica Vivo é uma iniciativa que […]