Como Ajudar

urso de pelúcia sobre sacos de lixo pretos simbolizando trabalho infantil

A exploração do trabalho infantil é um fenômeno complexo e de causas múltiplas.

A exploração do trabalho infantil é um fenômeno complexo e de causas múltiplas. Por isso, é fundamental que a sociedade se una para combater esse tipo de atividade. Não se omita! Proteger as crianças e adolescentes é um dever de todos.Há uma série de razões para que a sociedade se mobilize para erradicar o trabalho infantil (veja mais em O que é trabalho infantil e Impactos e Consequências).

Denuncie!

O trabalho infantil nem sempre é facilmente encontrado pelas autoridades. Então, ao suspeitar que uma criança esteja trabalhando, denuncie!

No Telefone

Disque 100 – o disque denúncia é gratuito e anônimo.
A denúncia é registrada e encaminhada ao órgão responsável.

Na Internet

O Ministério Público do Trabalho recebe denúncias online. Basta fornecer as informações na página do MPT.

Pessoalmente

Órgãos que recebem denúncias

• Conselho Tutelar
  • Secretaria de Assistência Social
  • Delegacia Regional do Trabalho
  • Ministério Público do Trabalho

Mude suas atitudes

Não compre nada vendido por crianças. Meninos engraxates, crianças nos semáforos ou nas feiras livres são diferentes formas de trabalho infantil, não contribua com essas práticas.
Na hora de votar, analise as propostas dos candidatos para combater o problema. E, ainda mais importante, cobre o cumprimento das promessas eleitorais

Mobilize sua rede

Reconhecendo a internet como uma importante ferramenta de sensibilização e mobilização, o Promenino oferece uma rede para que os participantes possam debater e compartilhar informações sobre o cenário do trabalho infantil. Participe e ajude a combater essa prática ilegal.

Contribua com projetos da área

Parte de seu imposto de renda pode ser destinado a projetos sociais da área da infância e adolescência. Para isso, basta doar até 6% do imposto devido ao Fundo Municipal dos Direitos da Criança e do Adolescente (FUMCAD) de sua cidade.
Além disso, em São Paulo, você ainda pode doar seus créditos da Nota Fiscal Paulista diretamente para instituições e projetos sociais cadastrados.