Selo

Selo Unicef Município Aprovado no Semiárido

O Selo Unicef Município Aprovado no Semiárido, em sua quarta edição, tem o apoio da Fundação Telefônica Vivo. A parceria visa atuar na região do país onde o problema do trabalho infantil é mais alarmante, o Semiárido. O objetivo é melhorar as condições de vida das crianças e adolescentes dessa área, por meio de ações estratégicas que promovam os direitos da infância e adolescência nos municípios participantes.Com a expertise da Fundação Telefônica Vivo no enfrentamento ao trabalho infantil, a parceria inovadora pretende reorganizar estrategicamente a metodologia do Selo para temas relacionados à proteção integral da criança e do adolescente. Entre as ações com as quais a Fundação irá contribuir em relação às estratégias do Selo Município Aprovado no Semiárido estão:

  1. Envolver os municípios participantes do Selo na capacitação à distância A Escola no Combate ao Trabalho Infantil (ECTI);
  2. Disponibilizar, aos atores dos municípios participantes do Selo, conteúdos sobre o trabalho infantil por meio do Promenino e outras publicações;
  3. Mobilizar e sensibilizar a sociedade local por meio de estratégias da próxima edição da campanha É da Nossa Conta!;
  4. Fortalecer as estratégias do Selo Município Aprovado por meio de capacitação dos parceiros locais no tema do enfrentamento ao trabalho infantil.

Com essa ação conjunta, estima-se aumentar consideravelmente o impacto da iniciativa. Na última edição, 2009-2012, 1.266 municípios participaram e, destes, 268 receberam o Selo Município Aprovado, como forma de reconhecimento dos bons resultados alcançados por eles ao final dos quatro anos da edição. Já no Selo 2013-2016, 1.079. Além dos resultados históricos que os municípios participantes alcançam, espera-se que os índices de trabalho infantil também possam diminuir.

O que é o Selo Unicef Município Aprovado no Semiárido?

O Selo é um reconhecimento internacional que o município pode conquistar pelo resultado dos seus esforços na melhoria da qualidade de vida de crianças e adolescentes. Ele é a principal contribuição do Unicef ao Pacto Nacional Um mundo para a criança e o adolescente do Semiárido, compromisso assumido ou renovado por governos (federal, dos estados e municípios), sociedade civil, empresas e organismos internacionais, no encerramento da edição do Selo 2009 – 2012. Por meio de um diagnóstico e de dados levantados pelo Unicef, os municípios que se inscrevem passam a conhecer melhor sua realidade e as políticas voltadas para infância e adolescência. Com dados concretos e a participação popular, o município tem condições de rever suas políticas e repensar formas de alcançar os objetivos propostos, que estão relacionados aos Objetivos de Desenvolvimento do Milênio (ODM). A partir daí, ele se compromete a desenvolver um conjunto de ações estratégicas de políticas públicas e de participação social, a fim de promover os direitos das crianças e adolescentes de sobreviver e se desenvolver; aprender; proteger-se e ser protegido do HIV/Aids; crescer sem violência; ser adolescente; ser prioridade absoluta nas políticas públicas; praticar esportes, brincar e divertir-se. Ao longo da edição, os atores dos municípios participantes do Selo recebem material informativo e capacitação. Ainda, o município é acompanhado pelo Unicef que avalia seu desempenho e no final, se apresentar bons resultados, recebe o Selo Município Aprovado. Saiba mais aqui!