Histórias Inspiradoras
Em 2017, o programa Pense Grande, da Fundação Telefônica Vivo, convidou 11 jovens empreendedores para dividirem suas experiências de vida e inspirarem outros jovens, por meio de suas Histórias Inspiradoras. Juntos, eles mostraram que era possível transformar a jornada de tentativas e erros, em aprendizados, experiências e conquistas.
Saiba quem são os personagens dessas narrativas de superação e resiliência. Confira os vídeos dessas Histórias Inspiradoras!
Descubra como esses jovens superaram os obstáculos com talento e criatividade e mergulharam no universo do empreendedorismo!
Aline Rodrigues
Para manter o projeto de levar informação e conteúdo de qualidade para dentro da periferia, Aline e mais dois amigos apostaram na economia solidária dentro da comunidade, para conseguir arcar com as despesas do projeto. Hoje, o Periferia em Movimento é um dos principais portais de conteúdo para quem vive nas quebradas paulistanas.
Além de apoiar a criação de soluções e a transformação de ideias em negócios, o Pense Grande contribuiu para o fortalecimento de competências empreendedoras por meio de formações para estudantes e educadores, abrindo espaço para a troca de experiências e de conhecimento.
André Luiz
André Luiz criou a TV Doc, um veículo de comunicação que conta outra narrativa: aquela que é relevante para quem vive dentro da periferia. Como uma conexão coletiva, a TV Doc teve um crescimento exponencial e orgânico, tornando-se um bem da comunidade.
Bruno Capão
O Laje duCorre surgiu da vontade do Bruno Capão de reunir num espaço tão típico das favelas, a galera mais cheia de ideias para trocar. Para ele, foi como uma miragem: viu a laje da sua casa e imaginou ali diferentes pessoas trocando conhecimentos e criando conexões potentes.
Akin Abaz
Akin Abaz criou a InfoPreta e o projeto “Notes solidários da Preta”, para melhorar a vida de jovens de baixa renda de todo o Brasil, doando notebooks a quem mais necessita. Essa troca comprovou mais uma vez que a economia solidária gera riquezas mais importantes que o dinheiro.
Érica Campanha
O projeto Colméia, da Érica Campanha, começou como um trabalho da faculdade e ganhou as salas de aula de escolas públicas. Érica e seu sócio criaram uma peça, reciclando papelão, para ajudar professores em atividades escolares. A partir disso, usando o que seria descartado, contribuíram ainda mais para transformar a educação.
Leandro Araújo
A cerâmica entrou na vida de Leandro Araújo com o Ateliê Azu, transformando-o em artesão e artista. Percebendo que não faria sentido crescer sozinho, Leandro acreditou na sua comunidade, trocando experiências com seus vizinhos, e dando a chance para todo mundo mudar a narrativa do sistema.
Mel Duarte
Mel Duarte é uma jovem da periferia de São Paulo. A produtora, poetisa e slammer roubou a cena dos saraus da cidade, e já teve suas poesias publicadas em mais de 10 antologias. Integrante do coletivo “Poetas Ambulantes”, Mel já publicou dois livros: “Fragmentos Dispersos” e “Negra Nua Crua”.
Michelle Fernandes
Michelle Fernandes, afroempreendedora da Boutique de Krioula, começou sua jornada vendendo alguns acessórios pela internet, com a ideia de empoderar mulheres negras que não se viam representadas pelas grandes marcas. Hoje, participa de feiras e festivais exibindo suas criações, que vão desde turbantes até brincos e acessórios com inspiração afro.
Ricardo Terto
Ricardo Terto, escritor e roteirista, passou por duas tentativas frustradas de empreender. Sem sucesso e antes de publicar seu primeiro livro, Terto conta que demorou até que ele descobrisse o lugar dele no mundo, aprendendo sobre o que realmente o motivava: a escrita.
Sheila Lima
A confeiteira Sheila Lima acabou o colégio e resolveu colocar a mão na massa, literalmente, estudando gastronomia em casa e criando a Aquarela´s Cakes. Empreendedora que soube pensar grande e começar pequeno, Sheila sempre manteve os pés no chão para conquistar seus ideais.
Tony Marlon – Escola de Notícias
Tony sabia que era preciso investir em educação para mudar a narrativa da periferia e começar a dar movimento à vida de quem morava em seu entorno. Foi desta forma que nasceu a Escola de Notícias, que mostra para os jovens que não importa de onde você é, mas sim o lugar que você quer chegar com o seu negócio.