A publicação foi desenvolvida por professores da rede pública do estado de Santa Catarina que participaram de formações em Pensamento Computacional, oferecidas pelo Programa Pense Grande Tech. Acesse o conteúdo!

Imagem mostra a capa do caderno de Pensamento Computacional, com a frase Pensamento computacional na sala de aula: uma realidade em Santa Catarina. Na capa predominam as cores roxa e azul claro e contém o logo da Fundação Telefônica Vivo

O caderno Pensamento Computacional na sala de aula: Uma realidade em Santa Catarina! foi elaborado por professores de escolas públicas de Santa Catarina que participaram de formações em Pensamento Computacional oferecidas pelo Programa Pense Grande Tech, da Fundação Telefônica Vivo, em parceria com a Secretaria de Estado da Educação de Santa Catarina, e com a mentoria e curadoria do Instituto Conhecimento para Todos.

Um trabalho de professor para professor, para apoiar educadores e gestores a planejarem, refletirem e aplicarem o Pensamento Computacional em práticas pedagógicas, por meio de atividades plugadas e desplugadas, além de informações sobre os autores da obra.  Cada um dos 42 planos de aula está organizado em aulas de 45 minutos.

Professores de diferentes ciclos e territórios poderão usar o material, que conta com conteúdo alinhado à Base Nacional Comum Curricular (BNCC). Cada plano de aula traz o passo a passo da proposta pedagógica, apresenta materiais complementares que contribuem para que a proposta de aula seja compreendida, além de tutoriais de ferramentas relacionadas ao tema ou metodologias ativas, que dão mais significado às aulas em tempos de cultura digital.

Faça o download do material gratuitamente

Sobre o Pense Grande Tech

O programa Pense Grande Tech, da Fundação Telefônica Vivo, tem por objetivo contribuir com o desenvolvimento de competências digitais em professores e estudantes. Dessa maneira, apoia as redes de ensino na implementação do Novo Ensino Médio por meio da formação de educadores e da oferta de conteúdos relacionados às Tecnologias Digitais, para apoiar a Cultura Digital na educação pública. Os projetos são executados por meio de parcerias exclusivas com Secretarias de Educação e apoiados por parceiros executores.  Clique aqui e saiba mais!

Baixe gratuitamente o caderno Pensamento Computacional na sala de aula: Uma realidade em Santa Catarina!