A imagem mostra duas mulheres em destaque olhando para a tela de um computador.

Clique aqui e faça o download

A oficina Programaê! na Quebrada ajudou jovens moradores de periferias a descobrirem que é possível transformar suas realidades e solucionar problemas da cidade fazendo uso do pensamento computacional, da programação e da robótica no dia a dia. O resultado dessa formação se transformou no caderno Programação na Quebrada, todo mundo pode programar.

Doze jovens que fazem parte dos coletivos Desenrola e não enrola e Periferia em movimento, grupos que atuam em projetos ligados à comunicação e ao jornalismo nas periferias de São Paulo, aceitaram o desafio de realizarem uma imersão nos conteúdos da Fundação Telefônica Vivo, por meio de uma formação. A partir desse ponto, produziram de forma coletiva as dinâmicas e atividades propostas no caderno, considerando a realidade dos seus territórios.

Foram 40 horas de vivência que se transformaram em um material on-line e gratuito, e que agora pode ser utilizado por educadores do Ensino Fundamental e Ensino Médio. O caderno está dividido em três sequências didáticas:

Algoritmos na Cidade: propõe que os estudantes construam um mapa afetivo sobre o território, desmitifiquem os conceitos de beleza e estrutura, ampliem seu olhar e debatam o direito à cidade.

O que sabemos sobre o bairro?: promove a participação comunitária dos jovens a partir da produção de um jornal escolar que retrate o sentimento de pertencimento a seus bairros e cidades.

Quem disse que eu não gosto de estudar?: dinâmicas que utilizam as origens dos estilos musicais, regiões em que foram criados e suas características para estimular o conhecimento de culturas, principalmente da cultura preta, que formam uma sociedade diversa.

A estruturação do conteúdo é alinhada à Base Nacional Comum Curricular (BNCC), que tem a Cultura Digital como uma das dez competências gerais.  O intuito é que os estudantes utilizem e criem tecnologias digitais de forma crítica, significativa e ética para comunicação, acesso e produção de informações e conhecimentos, resolução de problemas e realização de protagonismo e autoria.

Conheça o caderno Programação na Quebrada e faça o download gratuitamente!

Caderno Programação na Quebrada, todo mundo pode programar. Baixe gratuitamente!