Saltar para o menu de navegação
Saltar para o rodapé
Saltar para os conteúdos
Saltar para o menu de acessibilidade

Conheça as práticas pedagógicas que foram destaque no componente Projeto de Vida e Cidadania da Rede Pública de Educação do Estado da Bahia. Baixe o e-book aqui!

O e-book Projeto de Vida na Escola: Práticas pedagógicas de professoras(es) da rede estadual da Bahia apresenta 19 atividades desenvolvidas com estudantes em 2021. Além disso, o material conta com depoimentos, orientações e conteúdos complementares como vídeos, podcasts e padlets colaborativos utilizados durante a formação com os educadores.

O trabalho é fruto da parceria entre a Fundação Telefônica Vivo e a Secretaria da Educação do Estado da Bahia. As instituições AFETO – Educação Comunicação e Juventudes e CIPÓ – Comunicação Interativa foram responsáveis pela execução do projeto. Desde 2020, a parceria tem formado professores do Ensino Médio para atuarem com o componente Projeto de Vida e Cidadania, apoiando a implementação do Novo Ensino Médio no Estado.

Ao todo, 790 professores participaram da formação no período de dois anos, além de coordenadores(as) pedagógicos(as) e gestores(as) da Bahia. Cerca de 18.000 estudantes, de mais de 473 escolas da rede pública, foram impactados.

Por essa razão, acreditamos no potencial inspirador das experiências e relatos da publicação, que podem contribuir para o fortalecimento da aplicação do componente Projeto de Vida nas escolas.

 

Projeto de Vida na Escola

Projeto de Vida é um componente curricular obrigatório do Novo Ensino Médio e uma das competências gerais da Base Nacional Comum Curricular (BNCC). Na prática, é um processo de autoconhecimento que deve ser estimulado ainda na adolescência, ajudando o estudante a construir um sentido à sua existência, para encontrar caminhos onde se deseja chegar e se desenvolver nas dimensões pessoal, profissional e social da sua trajetória.

Clique aqui e faça download do material

Boa leitura!

E-book Projeto de Vida na Escola apresenta práticas pedagógicas de professores da Bahia
E-book Projeto de Vida na Escola apresenta práticas pedagógicas de professores da Bahia