O lançamento da Fundação Telefônica Vivo traz conhecimentos teóricos e práticos para trabalhar o componente Projeto de Vida do Novo Ensino Médio em sala de aula. Baixe agora o material gratuitamente!

Imagem mostra a capa da publicação Projetos de Vida e Juventudes, onde há um jovem negro, uma jovem negra e uma jovem branca. Eles sorriem para a foto.

Projeto de Vida é um componente curricular obrigatório do Novo Ensino Médio e uma das competências gerais da Base Nacional Comum Curricular (BNCC). Na prática, é um processo de autoconhecimento que deve ser estimulado ainda na adolescência, ajudando o estudante a construir um sentido à sua existência, para encontrar caminhos onde se deseja chegar e se desenvolver nas dimensões pessoal, profissional e social da sua trajetória.

A escola e os educadores têm papel relevante no apoio ao estudante e na construção de seu entendimento sobre Projeto de Vida. Porém, mais do que levar o estudante a despertar sobre os seus sonhos, é preciso direcioná-lo a agir para seus objetivos, ajudando-o a desenvolver valores éticos em relação a si, ao próximo e ao contexto social.

Alinhada a esse propósito, a Fundação Telefônica Vivo, por meio do Programa Pense Grande, desenvolveu a publicação digital Projetos de Vida e Juventudes: caminhos para educadores que apoiam a construção dos projetos de vida de jovens brasileiros para dar suporte aos educadores nessa jornada.

A publicação organiza as principais questões teóricas e práticas sobre o tema, apresentando-as em sequência, de modo que serviam tanto para serem lidas na íntegra, quanto para serem objeto de consultas pontuais.

A proposta surgiu em 2020, após a experiência de formação de professores promovida pelo Programa Pense Grande, em parceria com as Secretarias de Educação dos Estados da Bahia e de Sergipe, cuja ideia central era colaborar na execução do componente curricular Projeto de Vida e apoiar a implementação do Novo Ensino Médio.

A partir dessa prática de sucesso, que impactou mais de 500 educadores e cerca de 2.700 jovens, nasceu este material pedagógico. Um guia em direção aos conhecimentos teóricos, práticos e atitudinais que alicerçam um trabalho bem-sucedido sobre Projeto de Vida.

Clique aqui e faça o download gratuitamente!

Publicação Projetos de Vida e Juventudes: caminhos para educadores que apoiam a construção dos projetos de vida de jovens brasileiros