Baixe gratuitamente o estudo realizado pelo Núcleo de Estudos Raciais do Insper (NERI) com o apoio da Fundação Telefônica Vivo

Imagem mostra a capa da pesquisa com a chamada Tecnologia e desigualdades raciais no Brasil e os logos das empresas realizadoras. Na imagem há uma jovem estudante negra em um ambiente de estudo com um notebook.

Com o objetivo de aprofundar a análise da relação entre desigualdade racial no Brasil e a tecnologia em diferentes etapas da trajetória escolar, o Núcleo de Estudos Raciais do Insper (NERI), com o apoio da Fundação Telefônica Vivo, realizou a pesquisa Tecnologias e Desigualdades Raciais no Brasil.

O estudo traz evidências sobre como a tecnologia pode influenciar positivamente o ensino e a aprendizagem, em diferentes etapas da trajetória escolar dos estudantes. Olhando para a educação básica, analisa-se quanto o grau de exposição dos estudantes à tecnologia pode impactar os resultados na prova do Saeb (Sistema de Avaliação da Educação Básica, do Governo Federal) e como diferenças de desempenho estão associadas a questões raciais.

Considerando o Ensino Superior, a pesquisa mostra a ampliação da participação dos negros no total de matrículas nos últimos anos, revelando a existência de disparidades raciais ainda persistentes em modalidades de ensino, regiões e áreas do conhecimento específicos.

Todas as análises fornecem insumos valiosos para apoiar a elaboração de políticas públicas que visem  uma educação pública de qualidade adequada às inovações tecnológicas de um mundo em constante transformação e para todas as crianças e jovens brasileiros.

Clique aqui e baixe gratuitamente a apresentação com os principais dados da Pesquisa (lançamento)

Clique aqui e faça o download gratuito do resumo executivo

Clique aqui e faça o download gratuito da pesquisa completa

Acesse a pesquisa Tecnologia e Desigualdades Raciais no Brasil