Atendimento Direto no Semiárido

Ainda que o Brasil tenha como compromisso erradicar todas as formas de trabalho infantil no país até 2020, no nordeste, hoje, há cerca de 3,5 milhões de crianças e adolescentes trabalhando. Reconhecida pelo maior índice de trabalho infantil do país, a região do semiárido ainda possui baixos indicadores sociais e de infraestrutura como: saneamento, educação e serviços de saúde que, aliados à baixa escolaridade, fazem com que grande parte das crianças e adolescentes se vejam sem perspectivas e comecem a trabalhar. Somente nesta área, temos 1,4 milhões de crianças em atividade, que correspondem a 1.133 municípios, distribuídos em nove Estados.

Para contribuir com a garantia de direitos das crianças e adolescentes e conscientizar a sociedade, entendemos que era necessário se aproximar e atuar localmente nessas regiões mais afetadas pelo trabalho infantil. Com apoio de Organizações Não Governamentais presentes na região do semiárido, mobilizamos e influenciamos empregadores, pais, escolas, prefeituras e representantes locais para o conhecimento da causa e seus impactos no desenvolvimento dos jovens.

A identificação das formas do trabalho infantil e os seus impactos na formação das crianças e jovens são temas apresentados para conscientizar e mobilizar a sociedade. Convidamos cinco organizações sociais que atuam nessa região e são reconhecidas no Brasil e no mundo por sua experiência em atendimento e na garantia de direitos da infância e adolescência para propor projetos que visem o enfrentamento do trabalho infantil.

As ONGs parceiras são:

img1 (1)

Realizadas em conjunto com essas ONGs, buscamos implantar ações e metodologias inovadoras para o enfrentamento do trabalho infantil e adolescente, além de oferecer atendimento direto para esses jovens, assim como para pais ou responsáveis, com o foco em aspectos escolar, familiar e social.

img2 (2)