Experiência em Manaus

Menino segura tablet sentado em mesa azul. Ao redor dele há outras crianças

Manaus foi a primeira cidade do país a receber o Aula Digital.

O Aula Digital, projeto que engloba a estratégia integral do ProFuturo, programa de educação global da Fundação Telefônica com a Fundação “la Caixa” chegou à cidade de Manaus em 2017. O objetivo é apoiar a rede municipal de ensino e contribuir para a aprendizagem e o desenvolvimento de mais de 57 mil crianças e de 1855 educadores.

A região conta com a terceira maior rede municipal de ensino do país em estrutura e sua geografia vai ao encontro do objetivo do ProFuturo: o acesso em todos os lugares, com uma solução de educação que se adapta a qualquer cenário e contexto. Além disso, a qualidade da gestão municipal e o engajamento da Secretaria somam-se aos aspectos fundamentais para o sucesso desta parceria.

Em 2018, o Aula Digital passou por uma ampliação de 73 novas escolas participantes, e em 2019 mais 57 novas escolas, sendo agora 265 unidades beneficiadas. Educadores, gestores e técnicos da Secretaria Municipal de Educação receberam formação na temática da Inovação Educativa como Gestão Inovadora, Papel do Professor e Espaços Diferenciados, entre outros.

Essa consolidação ganhou reconhecimento internacional em 2020. O Guia 10 princípios empresariais para uma Amazônia Sustentável destacou o Aula Digital entre projetos norteadores para uma operação sustentável na região. A publicação foi lançada pela Amazônia Possível, que surgiu durante a Assembleia Geral das Nações Unidas, em 2019, a fim de reunir o setor empresarial na construção de compromissos para o desenvolvimento da maior floresta tropical do mundo.

A Fundação Vitória Amazônica (FVA), parceira-executiva do Aula Digital em Manaus, é uma organização de inovação socioambiental que promove a sustentabilidade na Amazônia por meio da integração do conhecimento tradicional e técnico-científico para a proposição de políticas públicas e criação de valor compartilhado em prol do desenvolvimento socioeconômico regional.

Lançamento do Aula Digital em Manaus

Em abril de 2017, aconteceu o lançamento oficial do Aula Digital em Manaus.

O evento contou com a presença de 230 educadores, parceiros e autoridades do município. Posteriormente, as escolas receberam maletas com kits tecnológicos para potencializar novas dinâmicas de ensino e aprendizagem, além de formação para educadores no uso da dos equipamentos e da plataforma de conteúdo. Confira!

Logo do Profuturo traz a palavra Profuturo sublinhada em vermelhoLogo da Fundação Telefônica Vivo em azul e púrpuraLogo da Fundação La Caixa traz uma estrela em azul e vermelho