Experiência em Sergipe

Imagem mostra menina de uniforme escolar sorrindo segurando um tablet onde se vê o logotipo do Profuturo Aula Digital

O Aula Digital em Sergipe atuou junto aos gestores públicos da região para contribuir com iniciativas de aprendizagem e o desenvolvimento de educadores e estudantes.

Sergipe é o menor estado em extensão territorial do Brasil, com 21 mil quilômetros quadrados, mas expandiu suas fronteiras na questão da Educação com o Aula Digital em 2017 – projeto que engloba as estratégia integral do ProFuturo, programa de educação global da Fundação Telefônica com a Fundação “la Caixa”.

Em uma parceria com o Governo de Sergipe, por meio da Secretaria Estadual de Educação (SEED) em Regime de Colaboração com municípios, o Aula Digital passou a atuar junto aos gestores públicos das redes municipal e estadual para contribuir com iniciativas de aprendizagem e o desenvolvimento dos educadores e estudantes sergipanos.

Já no ano seguinte, a Fundação Telefônica Vivo recebeu a Ordem do Mérito Aperipê, uma das mais altas condecorações em reconhecimento à colaboração com o desenvolvimento do Estado e do país.

Em 2019, a iniciativa chegou a 588 escolas municipais e estaduais. Foram mais de 75 mil estudantes beneficiados e 4.144 educadores recebendo formações especiais com temas ligados à inovação educativa, visando a ampliação do repertório e inspirações para novas experiências educacionais.

As escolas também receberam os kits tecnológicos com equipamentos para facilitar o acesso à tecnologia e informação dentro da sala de aula, sem desconsiderar as experiências e os saberes locais. Os equipamentos começaram a ser entregues em Sergipe em abril de 2018, para as escolas que aderiram ao projeto em 2017. Em abril de 2019, novos equipamentos foram entregues para as escolas que aderiram em 2018.

O Aula Digital em Sergipe conta com o apoio do Instituto Paramitas, que tem como foco de atuação a emancipação e o empoderamento digital – algo que vai além do acesso às tecnologias, visto que demanda apropriação crítica, participação ativa e autoria colaborativa dos envolvidos em processos educativos. O Instituto realiza projetos no setor público em parceria com secretarias de educação de diversos estados e conta com o apoio do Ministério da Educação no programa EJA Digital.

Lançamento do Aula Digital em Sergipe

Para assinar o acordo de cooperação do projeto e oficializar a concretização da parceria, o diretor-presidente da Fundação Telefônica Vivo, Americo Mattar, esteve presente em um evento realizado em Aracaju em 2017. Na ocasião, também participaram autoridades locais, além de gestores das escolas, parceiros e convidados. Confira abaixo como foi o lançamento!

Entrega dos kits tecnológicos em 2018

Em 2018, alguns eventos marcaram o início da distribuição de kits tecnológicos nas escolas, com notebooks, tablets, projetor e tela de projeção, promovendo a personalização de aprendizagem e incrementando as oportunidades de inovação educacional junto aos educadores. Veja no vídeo abaixo!

Logo do Profuturo traz a palavra Profuturo sublinhada em vermelhoLogo da Fundação Telefônica Vivo em azul e púrpuraLogo da Fundação La Caixa traz uma estrela em azul e vermelho