Idealizado pelos cineastas Laís Bodanzky e Luiz Bolognesi, o Educativo Tela Brasil é o resultado de mais de 6 anos de experiência da dupla. Confira!

Os cineastas Laís Bodanzky e Luiz Bolognesi inovam com Educativo Tela Brasil levando educação audiovisual para o Complexo do Alemão

Com apoio da Fundação Telefônica e CCR, o Educativo será inaugurado dia 28.05 (sábado) e estará aberto para professores e alunos do Rio de Janeiro

Idealizado pelos cineastas Laís Bodanzky e Luiz Bolognesi (realizadores dos filmes Bicho de Sete Cabeças, Chega de Saudade e As Melhores Coisas do Mundo), o Educativo Tela Brasil é o resultado de mais de 6 anos de experiência da dupla na realização dos projetos Cine Tela Brasil, Oficina Tela Brasil e Portal Tela Brasil. O objetivo é unir o conhecimento audiovisual a um método educacional focado tanto nos alunos, quanto nos professores.
O projeto consiste na montagem de uma sofisticada sala de cinema que, por três semanas, funcionará como um centro de cultura e educação, oferecendo sessões exclusivas de filmes, workshops sobre audiovisual na escola, sessões de debate com convidados especiais e oficina de vídeo.
A sala receberá educadores, estudantes e a comunidade em geral para atividades gratuitas a partir do dia 28.05 até o dia 17.06, na Rua Canitar, 827, Inhaúma (Campo do Sargento) – Complexo do Alemão.
Ao longo dos últimos 6 anos, o Cine Tela Brasil recebeu em suas salas de cinema itinerante mais de 800 mil estudantes da rede pública, exibindo filmes nacionais a quem tem pouco acesso à sétima arte, já que apenas 8% dos municípios brasileiros têm sala de cinema.
Workshops – O Audiovisual na Escola:
A partir de agora, a grande novidade do projeto está na inclusão dos professores na programação. A primeira atividade direcionada para os docentes será realizada no sábado (28.05), com o workshop COMO TRABALHAR O CONTEÚDO DE FILMES EM SALA DE AULA. Nos sábados seguintes (04.06 e 11.06) os professores terão cursos de capacitação sobre COMO MONTAR UMA OFICINA DE VÍDEO NA ESCOLA e COMO MONTAR UM CINECLUBE NA ESCOLA. Os participantes receberão um kit exclusivo com o material pedagógico do curso. Interessados em participar dos workshops podem fazer a inscrição no Portal Tela Brasil (www.telabr.com.br).
Cine-Debate:
As sessões exibirão filmes especialmente escolhidos para gerar debates sobre temas relacionados ao cotidiano da escola e sobre os usos do cinema na educação. Sempre com a presença de um convidado muito especial. Na terça (31.05) e quinta (14.06) serão exibidos os filmes Crianças Invisíveis e Os Incompreendidos, respectivamente. A participação é aberta ao público, sem necessidade de inscrição.
Sessões de Cinema:
Além dos debates e cursos para os docentes, o Educativo também oferece sessões gratuitas de cinema para escolas. Serão exibidos os filmes O Grilo Feliz e os Insetos Gigantes, Eu e Meu Guarda-Chuva, Antes que o Mundo Acabe, Desenrola, Quincas Berro D’água e 5x Favela – Agora por nós mesmos sempre de segunda à sexta em três sessões diárias. As escolas que quiserem levar seus alunos podem se inscrever por telefone, no (11) 3624 0794 ou (11) 3763 4486.
Oficina de Vídeo:
Os jovens interessados em aprender técnicas de produção audiovisual também terão sua chance durante o projeto. A Oficina Tela Brasil está com as inscrições abertas no Portal Tela Brasil para aqueles que desejam aprofundar os conhecimentos sobre direção, roteiro, edição e produção de cinema. O resultado do curso é a produção de 03 curtas-metragens.
O Projeto Educativo é patrocinado pela Fundação Telefônica e CCR, e recebe apoio das Secretarias Estaduais e Municipais de Educação e Cultura e ONGs locais.

Projeto Educativo – Complexo do Alemão-RJ
Patrocínio: Fundação Telefônica e CCR
Datas: sábado, 28.05 a sexta-feira, 17.06
Local: Rua Canitar, 827, Inhaúma (Campo do Sargento), Complexo do Alemão, Rio de Janeiro (RJ)